Notas da sessão plenária de 7 de junho - 1ª edição
Ocupação Tiradentes I
“Peço que a Prefeitura de Curitiba use o dinheiro devolvido pela Câmara de Vereadores para ajudar as 850 famílias da área chamada Tiradentes, ameaçadas de despejo”, afirmou Jorge Bernardi (Rede). O vereador explicou que elas ocupam lotes de uma empresa em processo de falência e que os administradores da massa falida querem o terreno de volta. “Há interesse da Essencys na área”, alertou Bernardi.
Ocupação Tiradentes II
Para Jorge Bernardi, se as famílias da Ocupação Tiradentes forem despejadas, Curitiba terá que lidar com o agravamento desse problema social. “Ontem houve uma reunião da prefeitura, governo estadual e Ministério Público, mas não se obteve uma solução”, disse o parlamentar. “A Prefeitura de Curitiba tem lavado as mãos e não tem buscado alternativas para essa família”, criticou Bernardi, que citou a lei do aluguel social como uma opção emergencial para o problema.
Idade das Trevas
“Curitiba está vivendo, sim, a Idade das Trevas”, respondeu hoje o vereador Professor Galdino (PSDB), em alusão a comentário feito na véspera por Helio Wirbiski (PPS). Na ocasião, o parlamentar disse não ver na cidade o cenário ruim descrito por Galdino todos os dias. O vereador do PSDB respondeu que Curitiba está endividada em R$ 1,7 bilhão. “Eu queria entender como [o prefeito Gustavo Fruet] gastou tanto sem ter feito nada. Quebrou a cidade sem fazer obra”, criticou. (Foto 1)
Crise de serviços públicos
Serginho do Posto (PSDB) utilizou a tribuna para alertar sobre como a crise econômica está pressionando os serviços públicos na Educação e Saúde. “O desemprego tem trazido um problema social muito grande. Há evasão de alunos na educação privada, com as matrículas indo para a rede pública. Isso também ocorre na Saúde, com as pessoas deixando os planos particulares”, disse. “Agora reformas administrativas no país seriam importantes para o Brasil retomar o crescimento e a confiança”, defendeu o parlamentar. (Foto 2)
Incorporação
Em resposta a comentário de Jorge Bernardi (Rede), na sessão plenária de segunda-feira (6), o líder do Executivo na Câmara de Vereadores, Paulo Salamuni (PV), disse que a gratificação que deixou de ser paga a médicos do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) já havia sido incorporada aos vencimentos. “Foi incorporada e continuaram recebendo”, confirmou Salamuni. “A prefeitura é séria e transparente”, completou. (Foto 3)
Mulheres na política
Cinco alunos de Jornalismo da Uninter acompanharam a sessão plenária desta terça-feira (7) para uma reportagem do jornal laboratório Marco Zero, sobre a participação da mulher na política. Acompanhados pelo professor e jornalista Mauri Konig, eles entrevistaram as cinco vereadoras de Curitiba – Carla Pimentel (PSC), Dona Lourdes (PSB), Julieta Reis (DEM), Noemia Rocha (PMDB) e Professora Josete (PT). A edição deverá ser publicada até o fim deste mês. (Foto 4)
Lei de Zoneamento
O líder do prefeito na Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), convidou os vereadores para uma reunião técnica que será realizada no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) na próxima sexta-feira (10), às 9h. No encontro, os técnicos do órgão vão apresentar o projeto da Lei de Zoneamento e Uso do Solo, que será enviado ao Legislativo ainda este ano, para análise e votação em plenário. (Foto 5)
Colaboraram: José Lazaro Jr, Filipi Oliveira e Pedritta Marihá Garcia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba