Notas da sessão plenária de 7 de junho
Pauta de terça I
Como a sessão se estendeu, nesta segunda-feira (7), para a votação do substitutivo e das subemendas à nova política ambiental de Curitiba, foram adiadas as discussões da Cidadania Honorária da capital ao delegado Matheus Laiola e das indicações ao Executivo. Já constavam na pauta desta terça (8) projetos de lei para vedar a higienização de calçadas com água própria para consumo e para alienar terreno público.
Pauta de terça II
Autor da proposta referente às calçadas, Dalton Borba (PDT) anexou à matéria ofício da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), em apoio à iniciativa (045.00041.2021). A pauta desta semana é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Unidades fechadas
Marcos Vieira (PDT) reclamou da gestão dos equipamentos de Saúde em Curitiba, pois estaria ocorrendo simultaneamente o fechamento de unidades básicas e aglomeração nos pontos de vacinação, como o visto na Unidade Parigot de Souza na semana que passou. Ele alerta que a reorganização das UPAs colaborou para esse cenário, fazendo com que menos postos recebam mais pessoas, algumas potencialmente contaminadas pelo coronavírus. “Quem não tinha, pode ter se contaminado”.
Vacinação ininterrupta
Indiara Barbosa (Novo) criticou a Prefeitura de Curitiba por quase ter interrompido a vacinação por quatro dias, no feriado da semana passada, quando dispunha de doses em estoque para avançar na imunização. “A gente precisa colocar mais esforço nisso. Estamos exigindo sacrifícios enormes da população, há empresários à beira da falência, sem saber como pagar seus funcionários, e a gente [poderes públicos] não faz a nossa parte”, criticou. Ela destacou a ação da Comissão de Saúde para que aos sábados a vacinação fosse retomada e lembrou das sugestões dadas pela CMC, de buscar apoio de voluntários, aposentados, do Exército e das farmácias para reforçar a vacinação.
Multado pela Aifu
Após descrever uma ação da Aifu, no final de semana, que multou uma hamburgueria por estar fechada para clientes às 22h20, mas em expediente interno, limpando as instalações para o dia seguinte, Ezequias Barros (PMB) exigiu mais clareza sobre as regras. “Tem que haver bom senso”, cobrou o parlamentar.
Defesa da ivermectina
Defensor do tratamento precoce para a covid-19 na CMC, o vereador Ezequias Barros (PMB) destacou, na sessão, o artigo de opinião assinado pelo biólogo Eli Vieira na seção Ideias, da Gazeta do Povo, no dia 1º de junho (link aqui). Barros destacou, do texto, a referência a dois estudos que indicariam redução de 70% no risco de hospitalização dos casos leves e moderados de covid-19 com o uso de ivermectina. A eficácia foi observada em roedores em laboratório.
Números da Covid I
Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Maria Leticia (PV) questiona o número de idosos mortos em Curitiba em função da Covid-19, em 2020 e em 2021, e quantos não haviam sido vacinados (062.00302.2021). Em outro requerimento, a vereadora pergunta sobre os óbitos de gestantes em 2019, em 2020 e em 2021, pelo novo coronavírus e por outras doenças (062.00303.2021). “Das gestantes que foram vacinadas contra a Covid-19 e foram a óbito, qual vacina foi utilizada?”, completa.
Números da Covid II
De Carol Dartora (PT), pedido de informações à SMS tem como mote o Plano Municipal de Imunização (062.00299.2021). Dentre outras indagações, ela pergunta como se dá a distribuição das doses para as administrações regionais, quais vacinas têm sobras no final do dia e como elas são aproveitadas, para que não ocorra desperdício.
Obras públicas I
Em requerimento à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Indiara Barbosa (Novo) solicita informações e documentos suplementares aos contratos das obras da Linha Verde (062.00300.2021). “Por que a Prefeitura Municipal de Curitiba não tomou providências diante do volume tão pequeno de realização da obra nos últimos 18 meses?”, aponta. Ela ainda pergunta, dentre outros itens, sobre aditivos e a previsão para a obra ser finalizada.
Obras públicas II
De Eder Borges (PSD), pedido de informações à Smop trata do prazo para a conclusão das obras de pavimentação asfáltica na rua Luiz Boza, esquina com as ruas Benjamin Zampieri Parizi e Valentin Bosa Filho, no bairro Butiatuvinha (062.00304.2021). Segundo o vereador, relatos de munícipes apontam que as obras teriam sido iniciadas há dois anos, gerando transtornos diversos no local, como intensa concentração de pó e buracos.
Incentivo ao esporte
Renato Freitas (PT) quer saber da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) quais os programas de incentivo ao esporte local (062.00301.2021). “De que forma os esportistas podem ser contemplados com a bolsa atleta em Curitiba? Existe algum incentivo fiscal para empresas que investem no esporte? Quais modalidades esportivas recebem incentivos?”, pergunta o vereador.
Banco de multitecidos
A reativação, pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, do banco de multitecidos humanos para transplantes, foi elogiada pela vereadora Noemia Rocha (MDB). “É a única cidade do Brasil a ter essa estrutura, que funciona 24 horas”, destacou, citando 20 transplantes de córnea realizados pela instituição. “O Mackenzie tem feito um excelente trabalho”, disse a parlamentar, anunciando que trará ao plenário outros exemplos de contribuições da comunidade evangélica para a cidade.
Minuto de silêncio
A Câmara de Curitiba lamentou o falecimento, de covid-19, do médico e fundador do Hospital IPO, Leão Mocellin, lembrado pelos vereadores Sidnei Toaldo (Patriota), Alexandre Leprevost (SD) e Sabino Picolo (DEM). Também foram lembrados, e incluídos no minuto de silêncio, Sandra Márcia Cardoso França, Paulo Roberto Gaertner, Susana Jangada, Joracy Abrahão Fadel, Almir Feijó Júnior, Jandira de Souza, Cristiane Bordignon, José Carlos Furtado, Sueli Conceição Moraes Seixas, Roseli Ines Fink e Julys André Lemke, que foi servidor da CMC, no mandado do ex-vereador Tiago Gevert.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba