Notas da sessão plenária de 7 de fevereiro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 07/02/2017 14h50, última modificação 14/10/2021 10h10

Abuso de autoridade 1
Depois de fazer críticas ao comportamento da Polícia Militar na repressão à manifestação de ontem (6) contra o aumento da tarifa de ônibus (leia mais), a vereadora Noemia Rocha (PMDB) criticou ação da corporação no domingo, em Guarapuava, quando policiais apreenderam o equipamento de som de uma igreja da Assembleia de Deus.

Abuso de autoridade 2
“Não precisava dessa atitude. Uma vizinha reclamou e chegaram rapidinho. A comunidade chama para questões de segurança e não aparecem [a polícia]”, reclamou. O vereador Thiago Ferro declarou solidariedade à Assembleia de Deus. Para Noemia Rocha, a apreensão do equipamento de som foi “abuso de autoridade”.

GM no transporte coletivo
Cristiano Santos (PV) destacou a nova ação da Guarda Municipal de Curitiba lançada na manhã desta terça-feira (7). “A chamada Patrulha do Transporte Coletivo vai combater a criminalidade em ônibus, estações-tubo e terminais da cidade. Garantir a sensação de segurança para trabalhadores e usuários”, disse. Segundo a Prefeitura de Curitiba, o patrulhamento será feito por 10 viaturas e 20 guardas, que sempre estarão próximos aos terminais e tubos. (Foto 1)

Neoville
Requerimento de Tico Kuzma (Pros) aprovado em plenário pergunta à Prefeitura de Curitiba se há uma previsão para a abertura da rua Ernesto Biscardi (062.00037.2017). A ação, diz ele, ligaria o loteamento Neoville, na CIC, à rua Laudelino Ferreira Lopes, no Parque Industrial, no Capão Raso. Ele também quer saber se essa abertura seria uma medida mitigadora importante ao responsável pelo loteamento e quais são essas determinações e prazos para sua realização. “Como a prefeitura fiscaliza o cumprimento das medidas mitigadoras impostas ao empreendedor?”, conclui.

Banheiros públicos
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Maria Leticia Fagundes (PV) questionou quantos banheiros públicos a cidade possui (062.00042.2017). A vereadora também quer saber onde eles estão instalados, seu horário de funcionamento, frequência com que são limpos, funcionários que os fiscalizam, valores cobrados do usuário, arrecadação mensal, aplicação da verba e como é feito o controle da cobrança.

Câmeras de monitoramento
O plenário acatou indicação de sugestão ao Executivo proposta por Felipe Braga Côrtes (PSD) para que as diretrizes do orçamento de 2018 tragam verbas para que a Secretaria Municipal da Defesa Social (SMDS) compre hardwares e softwares destinados às câmeras de monitoramento (201.00021.2017). “A medida propiciará melhores condições para auxiliar a atuação na segurança pública, possibilitando o armazenamento das imagens para eventuais investigações”, justifica.

Recepção
Os vereadores Ezequias Barros (PRP) e Thiago Ferro (PSDB) usaram a tribuna para agradecer a recepção da Câmara de Curitiba aos novos parlamentares. Barros  aproveitou para contextualizar sua eleição, agradecendo ao partido, “que fez 30 mil votos”, e ao grupo de pastores que o apoiou. Ferro destacou o papel da Escola do Legislativo na capacitação dos novos mandatos.

Diabetes
O trabalho do médico André Daher Viana, diretor executivo do Centro de Diabetes de Curitiba, foi elogiado em plenário por Felipe Braga Côrtes (PSD). Conforme o parlamentar, a instituição funciona dentro do Hospital Nossa Senhora das Graças e é referência nacional e internacional no atendimento e na pesquisa sobre o diabetes. (Foto 2)