Notas da sessão plenária de 7 de dezembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 07/12/2015 14h05, última modificação 05/10/2021 08h27
Reforma Administrativa
A necessidade de reforma política foi tema do vereador Serginho do Posto (PSDB) em sua fala durante o pequeno expediente. “Os problemas do momento econômico brasileiro são agravados pelo fato de que a máquina estatal se tornou muito pesada. A isso se soma o caos político que se instalou em Brasília. Com a possibilidade de impeachment da presidente, o sistema parou”, reclamou Serginho. (Foto 1)

Herança
Outro tema mencionado por Serginho do Posto foi a mudança política atravessada por alguns países da América Latina. “Recentemente assistimos a derrota de Cristina Kirchner na Argentina e, agora, acompanhando as eleições na Venezuela, verificamos que até o momento 3/5 do parlamento daquele país será renovado”. Para o vereador, tais fatos merecem atenção. “Fala-se tanto numa suposta "herança maldita" deixada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas e a herança que vai ser deixada pelo atual governo? Lamentável o que acontece nesse momento em Brasília”, concluiu Serginho.

Honestidade I
Professor Galdino (PSDB) foi à tribuna para comentar sobre sua saída, há 6 anos, do Partido Verde (PV). “Eu tinha dois comissionados indicados pelo partido, mas eles não queriam nada com o trabalho. Queriam viver "flauteando", e só vinham buscar o pagamento no dia 23. Exonerei esses funcionários e, após essa atitude, aconteceram distorções da realidade pra me prejudicar”, disse ele. “Passados seis anos”, frisa Galdino, “tenho certeza de que tomei a decisão correta”. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar de uma ação civil pública contra outro partido, oferecida pelo Ministério Público à Justiça Estadual. “Contra quadros políticos do PPS, entre eles, o deputado federal Rubens Bueno, presidente do partido do vereador Helio Wirbiski”. (Foto 2)

Honestidade II
“Hoje estou com minha alma lavada, pois não cedi um centímetro da minha honestidade para ajudar militantes da causa verde na capital paranaense. O MP não pediu bloqueio dos meus bens, não serei obrigado a ressarcir os cofres públicos e também não estou ameaçado de perder a função pública ou perder meus direitos políticos. Acredito que o deputado estadual Roberto Aciolli (PV), pai do vereador Cristiano Santos (PV), foi induzido ao erro pelo Mello Viana, e ajudou a espalhar as inverdades arquitetadas pelo presidente do PV na época. Falaram que eu era racista e que assediava moralmente meus funcionários. Nunca fiz isso. Hoje estou no PSDB e satisfeito com meu partido”, garantiu Galdino.

Jornal Impacto
Chico do Uberaba (PMN) elogiou o jornal Impacto pela publicação do seu milésimo exemplar. O vereador lembrou que o jornal nasceu em 1993 inspirado no extinto “Curitiba Hoje” e era impresso em preto-e-branco. “Faço essa homenagem ao Impacto, um jornal que chega às mil edições nos seus 23 anos de vida, com muita importância dentro da comunicação paranaense. Parabéns ao Luis Fernando Fedeger, seu filho Marcelo, todos os familiares, amigos e colaboradores do jornal Impacto”, declarou.

1ª divisão
A permanência do Coritiba na 1ª divisão do futebol brasileiro foi registrada por Pier Petruzziello (PTB). O parlamentar destacou a atuação do técnico Pachequinho, que “salvou o Coritiba do abismo ao ter mantido o time na elite do futebol brasileiro”.

Natal Encantado I
Julieta Reis divulgou a realização do evento Natal Encantado, promovido pelo Hostel Roma, que fica na rua Barão do Rio Branco, 805, nas proximidades da Câmara Municipal. Hoje, às 19h, haverá apresentação do coral Vida Nova, do IPMC, na sacada do estabelecimento. Já no próximo dia 13, às 17h30, haverá Auto de Natal com o Contarte.

Natal Encantado II
A vereadora acrescentou que o Hostel Roma é um exemplo positivo de ocupação do setor histórico e que a família proprietária do espaço, que seria o hotel mais antigo da cidade, participa ativamente de atividades que buscam revitalizar e aumentar a segurança no centro da cidade.

Aniversário
Tico Kuzma (Pros) parabenizou Dona Lourdes (PSB) pelo seu aniversário, no último dia 3. A vereadora, que está em seu terceiro mandato, completou 89 anos de idade. (Foto 3)

Homenagem
Professor Galdino (PSDB) registrou que nesta segunda-feira comemora-se o Dia Internacional da Aviação Civil. De acordo com o site da Anac, a data remete à assinatura da Convenção Internacional de Aviação Civil, conhecida como Convenção de Chicago, em 7 de Dezembro de 1944, e foi reconhecida oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1996.