Notas da sessão plenária de 7 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 07/12/2016 13h45, última modificação 13/10/2021 09h44

Ouvidoria I
Jorge Bernardi (Rede) e Paulo Salamuni (PV) discordaram sobre a Ouvidoria de Curitiba, que nesta quinta-feira (8), às 9h, terá a eleição para o próximo biênio. Responsável por coletar assinaturas para um projeto de 2015 (001.00001.2015) que pede a extinção do órgão vinculado à Câmara Municipal, criado por meio de proposta de lei de Salamuni, o líder da oposição disse esperar “que amanhã não dê quorum, que nenhum dos três candidatos receba os 20 votos [mínimos] necessários”. (Fotos 1 e 2)

Ouvidoria II
“Acabei de receber os dados do levantamento da Ouvidoria. As maiores reclamações foram sobre iluminação pública, depois sobre coleta de lixo. Tudo isso é um trabalho nosso. Criamos um 39º vereador. Um ouvidor deveria fiscalizar o Executivo, fiscalizar esta Casa”, defendeu Bernardi. “O que a Câmara fez valer foi dar mais um mecanismo para a sociedade poder se manifestar. Não veio para substituir o vereador. As críticas são de quem não quer que se amplie a participação comunitária. Não houve criação de cargos, o auxílio é de servidores efetivos. Até os mais céticos, que duvidaram da lisura, ficaram perplexos com o resultado da lista tríplice”, rebateu Salamuni.

Velocidade extrema
Os vereadores receberam em plenário o dentista curitibano André Rodrigues, que falou sobre o projeto do carro de alta velocidade que ele construiu e pilota. O veículo foi o primeiro desse tipo da América do Sul. “Colocamos Curitiba no mapa da velocidade mundial. A cidade hoje está servindo como referência”, disse o convidado. Rodrigues explicou que a disputa de velocidade é realizada em um deserto. “O veículo não tem freio, a roda dianteira não tem borracha, é construído absolutamente para a velocidade [que chega a 300 km/h]”, acrescentou. (Fotos 3 e 4)

Ordem do dia
“Quero dizer que Vossa Excelência [Ailton Araújo] é o presidente desta Casa. Alguns vão retornar. Outros, como é o meu caso, que fui candidato a vice-prefeito, não estarão mais aqui. Tenho alguns projetos que estão na sua mesa há meses e gostaria que entrassem em discussão”, pediu Jorge Bernardi (Rede). Líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV) respondeu: “Garanto que a presidência quando prepara a pauta, com o auxílio desta liderança, procura algo isonômico entre os 38 vereadores, independentemente de serem da oposição ou da situação. Todos também tiveram projetos que não vão para a pauta”.

Luto
Jorge Bernardi (Rede) destacou a homenagem que será realizada na noite de hoje no estádio do Coritiba à Chapecoense. A equipe catarinense disputaria na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, contra o Atlético Nacional, de Medellín (Colombia), a final da Copa Sul-Americana. O término do culto ecumênico está previsto para as 21h45, quando os jogadores entrariam em campo.

Iguaçu e Flamengo I
Com o secretário de Esporte, Lazer e Juventude no Legislativo, os vereadores Mauro Ignácio (PSB) e Aldemir Manfron (PP) homenagearam hoje em plenário os times de futebol Iguaçu, campeão do Campeonato Amador de Curitiba (077.00363.2016), e Flamengo, campeão do Campeonato Amador Cinquentinha (077.00357.2016). Os presidentes dos clubes, Romeu Estival e Noreval Cuman, compareceram à festividade. (Foto 5)

Casa do Estudante
A Câmara Municipal de Curitiba recebeu a visita de representantes da Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná (FCEU). O registro foi feito por Jorge Bernardi (Rede) que informou que eles vieram agradecê-lo pela alocação de R$ 40 mil em emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017 – aprovada em 1º turno nesta terça-feira (6). 

Utilidade pública I
Paulo Rink (PR) retirou um projeto que havia começado a tramitar esta semana (014.00058.2016) e reapresentou a proposta para conceder a declaração de utilidade pública municipal à Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (015.00007.2016).

Utilidade pública II
Jairo Marcelino (PSD) retirou o projeto que pretendia declarar de utilidade pública municipal a Elo Apoio Social e Ambiental (014.00057.2016). A justificativa, segundo ele, é alterar a razão social.