Notas da sessão plenária de 7 de dezembro

por Pedritta Marihá Garcia e Higor Paulino*, especial para a CMC. — publicado 07/12/2020 18h23, última modificação 07/12/2020 18h23
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Ataques racistas I

No horário do pequeno expediente, Professora Josete (PT) manifestou “indignação e tristeza” devido aos recentes ataques racistas envolvendo candidatos eleitos e não eleitos no pleito de 2020. Em especial, ela fez um desagravo a Carol Dartora (PT), eleita a primeira vereadora negra da história de Curitiba e terceira mais votada este ano, pelas ameaças de morte que vem sofrendo pela internet. “Nos entristece e nos causa extrema indignação. É inconcebível, ainda no século XXI, as pessoas pensarem desta forma e ainda fazerem ameaças”, posicionou-se.

Ataques racistas II

Josete ainda lamentou que Ana Lúcia Martins, primeira mulher negra eleita vereadora em Joinville (SC), e Suéllen Rossin, primeira mulher e negra a ser eleita prefeita em Bauru (SP), também tenham sido vítimas de ataques racistas. Ao comprometer-se que “estará todo o tempo ao lado” da colega de partido na próxima legislatura, ela comunicou que vai protocolar uma moção de apoio a Carol Dartora – que já recebeu apoio antecipado de Pier Petruzziello (PTB). Ao fazer “coro às palavras” da parlamentar, Herivelto Oliveira (Cidadania) considera inconcebível este tipo de atitude e informou que a Polícia Civil já está investigando o caso. “Coloco todas as esperanças na Polícia Civil para localizar este grupo. Porque possivelmente não é algo [que vem de] uma única pessoa”.

Covid I
Professor Euler (PSD) reclamou da demonização dos bares e restaurantes a respeito da expansão da pandemia na cidade. Segundo ele, não é verdade que o setor é responsável pelo aumento do número de casos da Covid-19. “Quando a gente pensa em ônibus, praça de alimentação em shoppings, mercados, vemos concentrações de pessoas muito maiores”, disse, ao também apontar as festas clandestinas como corresponsáveis pela disseminação do vírus. Somente em agosto, informou, a Guarda Municipal teria recebido cerca de 600 denúncias de festas sem alvará.

Covid II

Vítimas da Covid-19 falecidas nos últimos dias foram lembradas em plenário pelos vereadores Pier Petruzziello (PTB), Dalton Borba (PDT) e Julieta Reis (DEM). São elas, respectivamente, o empresário Carlos Seara Muradas, aos 90 anos; o desembargador Munir Karam, aos 83 anos; e o cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade de Cirurgia Plástica (SBCP) no Paraná Marco Aurélio Gamborgi, aos 57 anos. Na oportunidade do registro, Petruzziello desejou melhoras aos presidente da Câmara de Curitiba, Sabino Picolo (DEM), diagnosticado com a doença na semana passada; e voltou a pedir orações pela recuperação do estado de saúde do vereador Cristiano Santos (PV), que permanece internado em tratamento contra o vírus.

Eventos natalinos*
O valor total da programação de Natal; o que é gasto direto dos cofres públicos e o que é obtido através de patrocínio da iniciativa privada; além do custo individual de cada ação, evento e/ou espaço decorado. Estas são as indagações apresentadas pelo vereador Marcos Vieira (PDT) em pedido de informações oficiais ao Executivo (
062.00743.2020) durante o pequeno expediente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta segunda-feira (7). O parlamentar também questiona sobre a disponibilização de servidores públicos, pelo Município, para a realização dos eventos. Ele pergunta: quantos servidores foram mobilizados e para quais ações foram enviados, se esses servidores estão protegidos pelas medidas de segurança contra a Covid-19 e se houve dispensa dos servidores com mais de 60 anos.


Regularização fundiária*

Mauro Ignácio (DEM) protocolou requerimento com questionamentos a respeito do processo de regularização fundiária do loteamento Chácara Augusta, no Jardim Colibri, localizado na CIC (062.00741.2020). Em outro pedido, o parlamentar também questiona a Prefeitura sobre a regularização fundiária da Vila Militar de Curitiba, no Pilarzinho (062.00742.2020). A situação dos processos, a previsão para conclusão e a existência de obstáculos que impeçam a tramitação das regularizações: são as perguntas feitas por Mauro Ignácio nos pedidos encaminhados ao Executivo.

Batalhão da PM em Santa Felicidade*

Mauro Ignácio também pede esclarecimentos ao Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná sobre a elaboração de projeto para construção de um novo batalhão da PM, em área de aproximadamente 7.000 m², na rua João Todeschinni, em Santa Felicidade (074.00011.2020). O parlamentar pergunta: qual o andamento do processo; se já houve análise pela Secretaria Municipal do Urbanismo de Curitiba; se os projetos complementares ao arquitetônico estão em execução e em que fase se encontram; e quais as próximas etapas do encaminhamento até a apresentação final do projeto aprovado e início da licitação.


*Nota
s elaboradas pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.

Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Marcio Silva.