Notas da sessão plenária de 6 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 06/10/2015 13h15, última modificação 04/10/2021 08h58

Aumento da tarifa I
“O que podemos fazer quanto ao transporte público de Curitiba, cada dia pior para a população e para os trabalhadores?”, perguntou Rogério Campos (PSC), durante discurso no pequeno expediente nesta manhã. “Escutei reclamações sobre os ônibus nas rádios Banda B e Difusora”. Para ele, “o xis da questão é que os empresários estão em confronto com a prefeitura pelo valor da tarifa técnica. Eles nunca vão aceitar um patamar aceitável. Para eles, o valor sempre estará no vermelho”.

Aumento da tarifa II
Rogerio Campos também falou sobre um projeto de sua autoria (005.00197.2015), que multa os “fura-catraca”, ou seja, quem passar pela catraca sem efetuar o pagamento da tarifa (leia mais). “É alto o número de pessoas que promovem essa prática”, destacou. Segundo o vereador, a proposta possibilita à Guarda Municipal que multe os infratores. “Sou usuário do transporte coletivo e sempre leio o aviso afixado nos ônibus que diz: não pagar a tarifa aumenta o valor da passagem”.

IPCC I
O vereador Chicarelli (PSDC) subiu à tribuna no horário do pequeno expediente de hoje para manifestar novos questionamentos quanto ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Ele quer entender as parcerias público-privadas mantidas pela prefeitura. “Escutei referências ao órgão como um "cabidão de empregos". Sugiro ao líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV), que traga representantes do IPCC à Casa para que promovam as explicações, principalmente quanto ao aluguel dos veículos”, disse.

IPCC II
O requerimento de pedido de informações a respeito do IPCC (062.00406.2015) formulado por Chicarelli foi lido em plenário. Entre outros questionamentos, o parlamentar indaga se os carros utilizados na frota são próprios ou de aluguel; quais carros ficam à disposição de quem nas estruturas do IPCC; qual a relação com nome, simbologia e valor salarial na estrutura de cargos do IPCC; quantos são os cargos do IPCC; e a relação dos servidores cedidos pela prefeitura.

Micro e pequeno
Também no pequeno expediente, Jorge Bernardi (Rede) propôs a criação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. “Estamos na Semana da Microempresa e ontem foi o Dia do Microempresário. O objetivo da frente é estar ao lado desses profissionais que geram mais de 70% dos empregos no país” defendeu. Ele ainda destacou a presença em plenário de Armando Santos Lira, presidente da Microtiba e segundo-secretário da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais. Na condição de representante da categoria, Armando foi um dos que se mostraram favoráveis à ideia.

Iluminação
Chicarelli (PSDC) encaminha à prefeitura pedido de informações no qual quer saber sobre investimentos anunciados de R$ 90 milhões para melhorar a iluminação pública em Curitiba (062.00403.2015). O vereador indaga quais foram os editais e os contratos firmados com as empresas vencedoras desde seu anúncio no dia 12 de março de 2015; quais foram as atas de preços na abertura dos editais destes pregões licitatórios; quais empresas concorreram, bem como a empresa vencedora; qual o planejamento orçado para o ano de 2015; e quais serão as áreas e locais que receberão os investimentos.

Semáforo
Tico Kuzma (PROS) requer informações ao município quanto à implantação de semáforo para pedestres no cruzamento das ruas Nossa Senhora do Sagrado Coração e Emanoel Voluz, no bairro Pinheirinho (062.00404.2015). Segundo o autor do requerimento, moradores e comerciantes solicitam informações sobre a implantação do semáforo para pedestres, pois o local conta com alto fluxo de veículos dificultando muito a travessia.

Castramóvel
Professor Galdino (PSDB) solicita informações sobre o castramóvel (062.00405.2015), o ônibus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) denominado Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde. Ele pergunta qual a previsão para início das atividades, quais recursos foram destinados e utilizados e quais serão os bairros de abrangência, além dos horários de atendimento.

Presenças  
Geovane Fernandes (PTB) registrou a presença  dos representantes da Câmara Regional do Boqueirão. E Pier Petruzziello (PTB), a visita do jornalista Gilberto Fontoura, que trabalhou durante 34 anos na RPC TV. Os convidados acompanharam mais um dia de debate do Plano Diretor de Curitiba (cujo texto-base foi aprovado hoje em primeiro turno).