Notas da sessão plenária de 6 de novembro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 06/11/2017 15h55, última modificação 21/10/2021 10h52

Regulamentação de aplicativos
Bruno Pessuti (PSD) subiu à tribuna para tratar do projeto de lei federal complementar 28, que trata da regulamentação dos aplicativos de transporte. “O Senado votou as emendas e o projeto ficou muito melhor do que estava proposto originalmente e agora vai à Câmara [dos Deputados] para que seja apreciado”. “Parabéns ao Senado, que foi inteligente e mostrou seu papel perante a sociedade brasileira”, disse o vereador. (Foto 1)

Plano Plurianual I
Nesta segunda-feira (6) houve a segunda sessão para o recebimento de emendas dos vereadores ao projeto de lei orçamentária (013.00005.2017) que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período 2018-2021 em Curitiba. Os parlamentares têm até as 18 horas desta terça-feira (7) para o protocolo destes documentos. A proposição traz sete programas, provenientes do plano de campanha do prefeito Rafael Greca. Entre eles, estão os programas Viva Curitiba que Não Dorme, Viva Curitiba Cidadã e Viva Curitiba Saudável, ligados às áreas de saúde, educação, segurança, habitação, segurança alimentar e nutricional, esporte e lazer, assistência social e cultura.

Plano Plurianual II
Outros projetos da prefeitura são: Viva Curitiba Tecnológica, Viva uma Nova Curitiba e Viva Curitiba Mais Ágil, que se referem à requalificação de espaços urbanos, acessibilidade, transporte, trânsito, empreendedorismo, estruturação como polo turístico e integração metropolitana. O Viva Curitiba Transparente trata de políticas públicas, transparência, melhoria da gestão, facilitação do processo decisório, fortalecimento da democracia e direitos dos cidadãos e servidores.

Capoeira
Mestre Pop (PSC) comemorou parceria da Federação Paranaense de Capoeira com as secretarias municipais de Educação e de Esporte, para a inclusão da capoeira na Semana dos Jogos Escolares. “O local das apresentações será a Rua da Cidadania do Pinheirinho”, informou Pop. “É um projeto grandioso que vai possibilitar difundir a arte da capoeira”.

Emendas
Noemia Rocha (PMDB) pediu apoio dos vereadores para a elaboração de emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA) que beneficiem a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Segundo a parlamentar, a instituição, que atende quase que exclusivamente via Sistema Único de Saúde, precisa de recursos para realizar adaptações em suas instalações, após ter recebido do governo federal um novo aparelho de hemodinâmica.

Impostos
A revisão sobre o sistema tributário brasileiro foi discutido pela vereadora Professora Josete (PT), que apresentou dados da Receita Federal, de 2013. “Dos "super ricos" brasileiros, 52 mil receberam lucros e dividendos, que são isentos neste país, ou seja, 2/3 do que eles ganham não é taxado”, disse.  “Temos muitos mecanismos para pensar que podem tornar essa sociedade menos desigual e fazer com que tenhamos avanços consideráveis nas áreas sociais”, opinou.

Minuto de silêncio I

O assassinato da professora Aline Luiz, morta a tiros pelo ex-marido na quinta-feira (2), foi lamentada pelo plenário com um minuto de silêncio. A homenagem póstuma foi solicitada por Noemia Rocha (PMDB) e Fabiane Rosa (PSDC). Oscalino do Povo (Pode) lembrou o sepultamento no domingo de Luísa Maneira, liderança comunitária do bairro Lindoia. (Foto 2)

Minuto de silêncio II

“Nosso Executivo precisa rever programas e investimentos para proteger as mulheres”, disse. A parlamentar falou ainda do caso do atirador que matou 26 pessoas em uma igreja Batista, no estado do Texas, Estados Unidos, neste final de semana. “Estamos vivendo um período de rever o conceito de estrutura familiar”, afirmou. Já Professora Josete (PT), ao classificar o atual momento da sociedade como uma “crise civilizatória”, falou que “a lógica no mundo se mostra cada vez mais nos limites das relações entre os seres humanos, quando alguém dispara tiros contra pessoas, sem ter a menor sensibilidade com o outro ser humano”.


Texto: Claudia Krüger, João Cândido Martins e José Lazaro Jr. Colaborou Luiz Kozak, estudante de Jornalismo.
Revisão: Michelle Stival da Rocha
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira