Notas da sessão plenária de 6 de março - 1ª edição
Maria da Penha
Professora Josete (PT) subiu à tribuna, durante o pequeno expediente, nesta segunda-feira (6), para destacar o trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha, desempenhada pela Guarda Municipal de Curitiba. “Desde 2014, realizaram mais de cinco mil visitas que garantem a segurança das mulheres que estão em medida protetiva”, disse. (Foto 1)
Mulheres
Ela também manifestou preocupação com a reforma da Previdência Social proposta pelo Governo Federal. “Teremos nas mulheres as mais prejudicadas, seja pelo tempo de contribuição, seja pelo direito adquirido pelas trabalhadoras rurais”, pontuou. Professora Josete protocolou ainda dois votos de congratulações: um aos coletivos e coletivas feministas de Curitiba (077.00039.2017) e outro aos movimentos organizados de mulheres da capital (077.00038.2017).
Família I
Ezequias Barros manifestou repúdio à fala da procuradora federal Deborah Duprat que, segundo ele, afirmou que o papel da família na educação da criança deveria ser “expurgado”. “Ela fala como se a família fosse um câncer, um tumor que precisasse ser retirado. Para mim, a escola está para ensinar português, matemática. A escola não está para ensinar valores que devem aprender em casa”, afirmou.
Família II
A vereadora Noemia Rocha (PMDB) afirmou que desconsiderou “totalmente” a fala da procuradora. “Falou uma besteira muito grande. A escola é um complemento. Muitos pais transferem para a escola e também para a igreja uma responsabilidade que é da família”. “Existe uma diferença entre ensinar e educar. Professor pode ensinar pluralidade, mas não impor. Ela [a procuradora] é uma despreparada”, acrescentou Dr. Wolmir Aguiar (PSC).
Vila Verde
Toninho da Farmácia (PDT) pediu atenção do Executivo para as famílias moradoras da Vila Verde, no CIC. Ele sugere que a prefeitura faça estudos para a reconstrução de um CMEI que foi incendiado, em 2013 (201.00037.2017). “Mais de 100 mães esperam vagas para seus filhos”, afirmou. Ele também se disse preocupado com a falta de manutenção da limpeza de praças e ruas pelas equipes de roçada da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). (Foto 2)
“Praça da Gilda” I
O vereador Goura (PDT) entregou ao prefeito Rafael Greca um azulejo pintado pelo artista Laerte em alusão ao projeto de construção da “Praça de Bolso da Gilda”, obra que será construída pela comunidade na esquina das ruas Cruz Machado e Visconde de Nácar, no centro de Curitiba – Gilda foi um travesti que se tornou figura popular da rua XV de Novembro na década de 1970. “O azulejo é um pequeno regalo para inspirar o Executivo a nos ajudar nesta empreitada”, disse. (Foto 3)
“Praça da Gilda” II
Segundo o parlamentar, a iniciativa é semelhante à da Praça de Bolso do Ciclista, que foi uma obra solidária. Para ele, a Praça da Gilda vai homenagear a personagem curitibana e fomentar o respeito à diversidade. Coletivos ligados à mobilidade urbana e aos direitos LGBT participam do projeto. Informações sobre ele podem ser encontradas na página da ação, no Facebook.
Instalação adiada
A instalação da comissão especial que vai revisar o Regimento Interno, marcada para esta segunda-feira (6), foi adiada para a próxima segunda, dia 13 de março. O requerimento que cria o colegiado foi aprovado dia 20 de fevereiro. A comissão será composta pelos 19 partidos políticos com representação no Legislativo e deverá funcionar por 60 dias (veja aqui). O comunicado foi feito pelo presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB). (Foto 4)
Aniversário I
O aniversário de Fabiane Rosa, vereadora eleita em primeiro mandato pelo PSDC, foi lembrado em plenário pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB). A parlamentar celebrou 44 anos nesta segunda-feira, 6 de março. Ela é formada em Pedagogia e especialista em Educação Ambiental. (Foto 5)
Aniversário II
Noemia Rocha (PMDB) comentou em plenário que neste domingo, 5 de março, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) também comemorou aniversário de 76 anos. A vereadora aproveitou o registro para informar aos vereadores que ele já se anunciou como pré-candidato ao governo do Paraná nas eleições de 2018.
Brasil para Cristo
O aniversário de 61 anos da Igreja Brasil para Cristo foi lembrado pelo vereador Ezequias Barros (PRP), que protocolou requerimento de votos de louvor. “São quatro mil igrejas no Brasil, uma homenagem a todo este povo que faz parte dessa igreja”, disse. (Foto 6)
Minuto de silêncio
A Câmara de Curitiba observou um minuto de silêncio pela morte do carnavalesco curitibano Saul D’Ávila. Ele faleceu no dia 27 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, aos 59 anos, vítima de câncer. A homenagem póstuma foi estendida ao militar reformado, Mandrup Larsen, falecido dia 5 de março, aos 80 anos; e ao médico legista do Instituto Médico Legal de Curitiba, Alexandre Gebran, que morreu dia 3 de março, aos 66 anos. (Foto 7)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba