Notas da sessão plenária de 6 de junho
Médicos do Samu
O vereador Jorge Bernardi (Rede) qualificou de “desrespeito”, “injúria” e “humilhação” uma nota publicada pela Prefeitura de Curitiba sobre a situação de médicos gestores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). “Os profissionais foram surpreendidos no mês de maio com o corte de uma gratificação que recebiam há 10 anos”, denunciou. Segundo ele, o Executivo alegou que o pagamento acontecia em duplicidade. “Vou fazer um pedido de informação oficial. Os médicos foram prejudicados”, afirmou. (Foto 1)
Aposentadoria
“Esse calote de R$ 200 milhões para o IPMC [Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba] sinaliza que o próximo prefeito tomará medidas impopulares para os servidores efetivos”, provocou Professor Galdino (PSDB). “A herança maldita [dessa gestão] afetará Curitiba por dez anos”, presumiu o vereador, ao dizer ter conversado com funcionário da Secretaria Municipal de Finanças, e que é provável, no futuro, um “teto” para a aposentadoria pública.
Contabilidade eleitoral
O vereador Helio Wirbiski (PPS) convidou os parlamentares para uma atividade sobre contabilidade eleitoral, no próximo dia 23 de junho, às 13h30, no Conselho Regional de Contabilidade. “Não adianta fazer campanha séria se a prestação de contas não estiver em dia”, alertou. “O evento é gratuito, mas é pedida a colaboração com duas latas de leite em pó, que serão doadas a instituições sociais”, avisou.
Lava jato
“Finalmente vão chegar no núcleo da classe política”, comemorou Chicarelli (PSDC), no pequeno expediente, ao comentar as capas das revistas IstoÉ e Veja. “Com a delação da Odebrecht, [a presidente da República afastada] Dilma volta a ser o centro da Lava Jato. O dono da empresa confirma que atendeu pessoalmente a ex-presidente”, disse o vereador.
Pinheirinho
Tico Kuzma (Pros) fez um pedido de informação à Prefeitura de Curitiba requisitando informações sobre um empreendimento em construção no Pinheirinho, na área antes ocupada pela Indústria Trevo (062.00207.2016). Ele quer saber qual projeto teve aval do Executivo, a área total a ser construída, se tem estudo de impacto ambiental e o prazo para conclusão.
Fundação Cultural
“Quais as modalidades de projetos culturais que o município de Curitiba efetivamente contempla?” pergunta o vereador Chico do Uberaba (PMN) em pedido de informação ao Executivo (062.00209.2016). Ele dirige várias questões à Fundação Cultural e à administração, inclusive requisitando dados sobre patrocínios oficiais da cidade a eventos.
Minuto de silêncio
A Câmara Municipal observou um minuto de silêncio pelos falecimentos do músico Ivan Graciano, filho da dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, famosa em todo o país com “As Mocinhas da Cidade”; Osnir Pelissari de Quadros, ex-presidente do Santa Mônica Clube de Campo e do Rotary Club de Curitiba-Oeste; e do jornalista Luiz Antonio Silva. Os registros foram feitos, respectivamente, pelos vereadores Chico do Uberaba (PMN), Paulo Salamuni (PV) e Tico Kuzma (Pros). (Foto 5)
Meio ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo, 5 de junho, foi registrado em plenário por Professor Galdino (PSDB). A data foi instituída em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia), para chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos naturais do planeta.
Colaboraram: José Lazaro Jr. e Pedritta Marihá Garcia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba