Notas da sessão plenária de 6 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 06/02/2017 15h10, última modificação 14/10/2021 10h04

Minuto de silêncio
Os vereadores de Curitiba respeitaram um minuto de silêncio pelo falecimento da ex-primeira dama do Brasil, Marisa Letícia, no dia 2 de fevereiro. Casada com Luís Inácio Lula da Silva, presidente de 2003 a 2010, ela foi internada no dia 24 de janeiro após um acidente vascular cerebral hemorrágico. Percebida a morte cerebral, a família autorizou a doação dos órgãos. (Foto 1)

“Higienista”
Para a vereadora Professora Josete (PT), a retirada do guarda-volumes para a população em situação de rua da Praça Osório e a descontinuação do programa “Consultório de Rua” são, sim “higienistas”. “São medidas que preocupam, pois entendemos que a cidade é de todos e de todas. Tínhamos uma política municipal alinhada com a nacional, com o SUAS [Sistema Único de Assistência Social]. Retirar as pessoas do Centro não resolve a situação delas, que estão em situação de vulnerabilidade social”, disse. (Foto 2)

Funcionamento da Câmara
As apresentações de diretores marcadas para hoje (6) foram transferidas para esta terça-feira (7), devido à extensão da sessão. Com a proposta de apresentar aos vereadores e a assessores o funcionamento do Legislativo, quem abrirá os debates é o novo diretor-geral da Casa, Nilton Cordoni Junior (leia mais). A ideia, disse o presidente Serginho do Posto (PSDB), é mostrar como é o "dia a dia da Câmara".

Retirada de proposições I
A vereadora Professora Josete (PT) solicitou a retirada de um pedido de informações que realizou para que a prefeitura informasse sobre o projeto “Balada Protegida”, do prefeito Rafael Greca. Ela justificou que acrescentará novas demandas (072.00008.2017). Maria Leticia Fagundes (PV) pediu a retirada do projeto para estabelecer desconto de um ponto percentual na alíquota para empregadores que contratarem vítimas de violência de qualquer natureza (072.00009.2017). Em substituição ela fez uma sugestão com o mesmo teor ao Executivo.

Retirada de proposições II
Com o objetivo de readequar o texto, o vereador Dr. Wolmir (PSC) pediu a retirada de um projeto de sua autoria que obriga todas as agências bancárias de Curitiba, com metragem superior a 150 m², a instalarem banheiros e bebedouros para atender clientes, além de disponibilizar cadeiras de rodas para atendimento às pessoas com necessidades especiais e idosos com dificuldade de locomoção (072.00010.2017). Da mesma forma foi retirada a proposta de desburocratizar da titulação das áreas de ocupação irregular consolidadas e não regulamentadas para fins de regularização fundiária (072.00011.2017), de Toninho da Farmácia (PDT).