Notas da sessão plenária de 5 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 05/12/2016 14h15, última modificação 13/10/2021 09h33

Oficina de Música
O vereador Jorge Bernardi (Rede) defendeu a realização da Oficina de Música em 2017, cujo acontecimento foi posto em dúvida pelo prefeito eleito, Rafael Greca (PMN). “Não é por um milhão de reais que um evento que ocorre há 35 anos vai parar”, comentou, “basta que [Greca] não nomeie os mais de 300 cargos em comissão da secretaria municipal de Governo, que isso dá uma economia de R$ 40 milhões. Poderá investir na Saúde e na Cultura”.

Elogio à Fazenda
O vereador Chicarelli (PSDC) elogiou o trabalho do secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo do Santos, à frente das finanças do Paraná. “E agora foi convidado para ser secretário no Rio de Janeiro!”, destacou o parlamentar, elogiando em seguida o Programa Nota Paraná e o lançamento do aplicativo “Menor Preço”, da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). “Sugiro que o próximo prefeito de Curitiba faça um convênio com a Celepar, em vez de gastar na secretaria de Informática”, opinou.

Estado de alerta
“Não podemos deixar que cortes drásticos sejam feitos em áreas essenciais”, disse a vereadora Professora Josete (PT), em plenário, pedindo que os parlamentares permaneçam “em alerta”. “Estamos preocupados com os desdobramentos que teremos nas políticas públicas com a votação da PEC 55 [PEC do Teto]”, comentou. A votação para a limitação dos gastos públicos à inflação está prevista para acontecer, no Senado, nesta terça-feira (6). Pelo texto, pelo menos sete em cada dez reais arrecadados devem ser usados para pagar a dívida pública.

Santa Quitéria
Em pedido de informação à Prefeitura de Curitiba, Dona Lourdes (PSB) cobra do Executivo a conclusão das obras no binário da rua Major França Gomes (062.00354.2016). “Começada em setembro, [a obra] deixou lacunas graves no projeto. O asfalto em desnível deixou muitas tampas de bueiros no meio das vias abaixo da camada asfáltica. Nas preferenciais, não foram refeitas as pinturas. Foram retirados redutores de velocidade perto de escolas”, queixa-se a vereadora.

Revitalização
Na opinião do vereador Bruno Pessuti (PSC), a Prefeitura de Curitiba deve revitalizar a avenida República Argentina (201.00074.2016), pois o bairro Água Verde “foi um dos que mais cresceu”. “As calçadas precisam de reparos e há a necessidade de adaptações visando a mobilidade de pessoas com deficiência, como os cadeirantes. A instalação de câmeras de segurança traria muitos benefícios para a região”, argumentou.

Emendas
Hoje foi a segunda sessão plenária consecutiva, das três previstas na legislação municipal, para a apresentação de emendas ao crédito especial destinado a pagar despesas da limpeza pública (013.00006.2016). A Prefeitura de Curitiba quer remanejar R$ 10,4 milhões do orçamento para a despesa.