Notas da sessão plenária de 4 de outubro
Visitas em plenário
Cinco vereadores eleitos visitaram o plenário da Câmara Municipal. Mauro Bobato e Oscalino do Povo, do PTN, acompanharam o início da sessão. Eles são os primeiros representantes do partido na Casa desde sua refundação, em 1995, após a extinção da sigla durante a ditadura militar. No final da sessão, foi anunciada a presença de Marcos Vieira (PDT), Fabiane Rosa (PSDC) e Ezequias Barros (PRP), que também estreiam na Câmara de Curitiba em 2017. (Fotos 1 e 2)
Críticas I
Único a utilizar o espaço do pequeno expediente, Chicarelli (PSDC) criticou a fala de ontem do líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV), de que os parlamentares da oposição não foram reeleitos (leia mais). “Por que isso? O que ele queria dizer era que os vereadores estavam falando besteira”, reclamou. Na avaliação do orador, um dos motivos pelo qual ele não foi reconduzido a novo mandato foi porque sua igreja, apontada por ele como principal reduto eleitoral, teve cinco candidatos. O vereador também disse que a oposição foi perseguida durante a legislatura: “No mesmo instante [que algo acontecia] a imprensa era informada e estes eram exterminados”. (Foto 2)
Em tramitação
Começou a tramitar, com a leitura no pequeno expediente da sessão, projeto de lei para denominar logradouro público de Doutor Edésio Franco Passos, falecido em agosto deste ano (009.00041.2016). Proposta pela Professora Josete (PT), a matéria pretende homenagear o advogado, especialista em direito do trabalho, e direitor sindical. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, seu secretário-geral no Paraná até 1982, e deputado federal.
Animais
Professor Galdino (PSDB) registrou que hoje, 4 de outubro, é o Dia Municipal dos Animais. A data foi instituída em Curitiba por meio da lei municipal 14.618/2015, de iniciativa do próprio parlamentar. Segundo ele, nesta terça também se comemora o Dia do Cachorro.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba