Notas da sessão plenária de 4 de novembro
Política I
Pier Petruzziello (PTB) utilizou o espaço do grande expediente da sessão plenária desta quarta-feira (4), para fazer uma comparação entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e os políticos brasileiros. O vereador destacou a postura de Merkel em relação à onda migratória que ocorre na Europa. “Enquanto muitos países rejeitaram receber refugiados, Merkel fez o contrário e isso teve um custo político, pois seu índice de popularidade caiu muito”. (Foto 1)
Política II
“Já no Brasil, a popularidade dos políticos também cai, mas não por tomarem atitudes certas, porém impopulares, mas em razão da corrupção”, comparou. Na opinião de Pier, a permanência do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no comando da Câmara dos Deputados prejudica a imagem de todos os políticos, portanto ele deveria deixar o cargo. "Os bons políticos tem que sair da toca e mostrar o que estão fazendo", concluiu.
Câmeras I
No pequeno expediente, Chicarelli (PSDC) subiu à tribuna para reclamar da instalação de oito novos radares nas ruas de Curitiba. Segundo o vereador, “não houve tempo para comunicar a população sobre estes radares que passarão a multar a partir do dia 16 [de novembro]. Isso vai mexer com o bolso de muita gente”. “Além disso, quem vai cuidar dessas câmeras? A empresa Consilux, que já apresentou problemas na gestão passada?”, perguntou. Ele é autor do projeto que regulamenta a instalação dos radares na cidade (leia mais). (Foto 2)
Câmeras II
Em resposta a Chicarelli, o líder do prefeito na Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), lembrou que toda inovação administrativa traz mudanças. “Claro que as vias calmas [ou compartilhadas], exigem mudanças que dependem da conscientização da população”. “As soluções urbanas devem ser viáveis e factíveis sempre colocando o ser humano em primeiro lugar”, completou o vereador. (Foto 3)
Nominação
Começou a tramitar na Câmara Municipal, o projeto de lei que denomina como “Germano Francisquini”, a escola municipal que será construída na rua Dinarte Caprilhone, no bairro São João. Nascido no bairro de Santa Felicidade, Germano era filho de imigrantes italianos e iniciou muito cedo a trabalhar na lavoura para ajudar no sustento da casa. De iniciativa de Aldemir Manfron (PP), a matéria (008.00014.2015) foi lida em plenário.
Seguro
O pagamento de seguros aos servidores municipais é questionado por Julieta Reis (DEM) em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba (062.00446.2015). Entre outras questões, a vereadora indaga qual a seguradora contratada; se foi feita licitação para a escolha da seguradora; se a adesão ao seguro de vida em grupo dos servidores do município é obrigatória ou facultativa; e se o seguro visa proporcionar o pagamento de uma indenização ao segurado e a seus beneficiários.
Inauguração I
Professor Galdino (PSDB) informou ter acompanhado o governador Beto Richa, na manhã desta quarta-feira (4), na entrega das novas instalações da unidade curitibana do programa Farmácia do Paraná. Segundo o parlamentar, o investimento representa um avanço na saúde do estado, pois vai atender a 23.800 usuários cadastrados no programa, dos 29 municípios da 2ª Regional de Saúde.
Inauguração II
Galdino ressaltou que, com as novas instalações, na avenida Marechal Floriano, número 250, a unidade será uma das maiores farmácias públicas do País. “É um ponto central da cidade, o que vai facilitar o atendimento à população”, disse. O atendimento ao público cadastrado nas novas instalações inicia a partir desta quinta-feira (5), das 8h às 17h.
Repúdio I
Chico do Uberaba (PMN) agradeceu aos colegas que votaram favoravelmente à moção de repúdio, proposta por ele, ao servidor Eleandro Belegante, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que teria se referido aos vereadores como “desocupados” numa troca de e-mails sobre a denúncia de caixões abertos na ciclovia em frente ao Cemitério Municipal do Boqueirão. “Nenhum funcionário está autorizado a nos chamar de desocupados. Temos um papel a cumprir”, defendeu o vereador. (Foto 4)
Repúdio II
Contrária ao requerimento, Julieta Reis se manifestou sobre o assunto. Para a vereadora, se Eleandro Belegante realmente chamou os vereadores de “desocupados”, ela não se sentiu ofendida. “Não vesti essa carapuça”, disse, ao complementar que nunca apoiará uma moção de repúdio contra qualquer servidor. Apesar disto, a proposição (060.00009.2015) foi aprovada hoje pelo plenário, em votação simbólica.
Gibicon
Bruno Pessuti (PSC) destacou a realização da 3ª edição da Gibicon - Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. “Composto por mini-cursos, palestras, lançamentos de livros e outras atividades. Além de valorizar os artistas locais, a Gibicon também conta com a presença de quadrinistas de projeção nacional e internacional”. Ele convocou os demais parlamentares a colaborarem com a produção do evento em 2016, com a alocação de recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA). A programação acontece de hoje a sábado (7) no Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural (avenida República Argentina, 3430, Terminal do Portão). (Foto 5)
Visita real
Professor Galdino (PSDB) voltou a comentar sobre a visita a Curitiba, na última sexta-feira (30), do príncipe Akishino, do Japão, e sua esposa, a princesa Kiko. Conforme o vereador, a visita real faz parte das celebrações dos 120 anos de amizade entre Brasil e Japão e tem por objetivo estreitar as relações entre os países. Ele ainda destacou que os visitantes rejeitaram convites para viajar em aviões fretados, o que, em sua opinião, “serve de exemplo para os políticos brasileiros”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba