Notas da sessão plenária de 4 de junho - 1ª edição
UPA CIC
Durante o pequeno expediente desta segunda-feira (4), Zezinho Sabará (PDT) se disse “feliz” com uma fala do prefeito Rafael Greca de que a UPA CIC deverá ser reaberta ainda neste mês. Ele falou que a reinauguração poderá ser em 29 de junho, dia dedicado a São Pedro. “Agradeço o empenho do prefeito que está sempre pronto para atender a comunidade da CIC”, declarou Zezinho. (Foto 1)
Violência
O chamado Mapa da Violência, divulgado em matéria do portal G1, foi comentado por Osias Moraes (PRB). Ele falou que, somente nos três primeiros meses de 2018, o Brasil teve 11 mil assassinatos. “A violência vem crescendo e os motivos, a cada dia que passa, são mais banais”, lamentou. Ele pede que haja esforços das polícias no Paraná para o combate à violência. (Foto 2)
Agrotóxicos
A realização da 17ª Jornada de Agroecologia, promovida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi divulgada pela Professora Josete (PT). O evento, que ocorrerá dos dias 6 a 9 de junho, terá seminários, oficinas, atividades culturais e culinária local. Ela criticou também o projeto em tramitação no Congresso Nacional que troca o termo “agrotóxico” por “fitossanitário” e prevê outras medidas sobre esses produtos. “Vamos na contramão do que o mundo vem debatendo”, considerou. (Foto 3)
Jovem aprendiz
A realização de audiência pública na próxima quarta-feira (6), na Câmara de Curitiba, sobre o programa Jovem Aprendiz foi anunciada nesta segunda pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSD). Ele convidou os demais vereadores a participarem da audiência para “melhor entendimento” sobre o tema. O evento inicia às 14h e será no auditório do Anexo II do Legislativo. (Foto 4)
Vacina da gripe I
Sugestão de ato administrativo ou de gestão aprovada pelo plenário, proposta pelos vereadores Goura (PDT) e Professor Silberto (MDB), pede que as unidades de saúde do Município incluam os trabalhadores da coleta de lixo e da limpeza pública na vacinação gratuita contra a gripe (203.00074.2018). “Com chuva, sol ou frio eles estão fazendo seu trabalho”, afirmou Silberto. (Foto 5)
Vacina da gripe I
Segundo o vereador do MDB, ele havia recebido esse pedido de um internauta, enquanto Goura apresentou a demanda na audiência pública de prestação de contas com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, na semana passada. “A gente observa que está baixa a procura, principalmente no grupo dos professores. Já que existem doses de vacinas sobrando, porque não incluir mais esta categoria, que faz um trabalho brilhante na nossa cidade”, completou Silberto, sobre dados apresentados pela representante do Executivo.
Comunidades terapêuticas
O plenário também acatou sugestão de ato administrativo de Thiago Ferro (PSDB) para que a Prefeitura de Curitiba inclua também as comunidades terapêuticas no abastecimento prioritário de produtos de primeira necessidade, como gás de cozinha, alimentos e água potável (203.00073.2018). O autor defendeu que as comunidades terapêuticas têm essa demanda devido às pessoas internadas para tratamento. Ele havia apresentado a proposição durante a mobilização nacional dos caminheiros, na semana passada, mas a indicação foi votada somente nesta segunda-feira (4). (Foto 6)
Comissão de Meio Ambiente
Goura (PDT) adiantou que a Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos proporá, em reunião nesta segunda-feira (4), um plano chamado Câmara Municipal de Curitiba Ecológica. “Serão algumas sugestões para a racionalização de recursos que utilizamos e práticas sustentáveis como um todo”, afirmou. Segundo o vereador, a ideia é incentivar, por exemplo, o consumo consciente de papel, copos descartáveis e outras medidas, como priorizar o uso das escadas aos elevadores e desligar a luz ao sair das salas. (Foto 7)
Minuto de silêncio
A Câmara Municipal respeitou um minuto de silêncio em homenagem a Ilma Alves Bonfim, uma das fundadoras do Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba). Cozinheira, ela faleceu no domingo (3), aos 67 anos de idade. O pedido para o minuto de silêncio partiu da vereadora Professora Josete (PT), e foi prontamente atendido pelo presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB). (Foto 8)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba