Notas da sessão plenária de 4 de abril - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 04/04/2017 14h10, última modificação 15/10/2021 10h34

Sobrecarga nas UPAs
No pequeno expediente desta quarta-feira (4), o vereador Zezinho Sabará (PDT) cobrou resposta do Executivo ao pedido de informações sobre a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na CIC (062.00170.2017). Segundo ele, está havendo sobrecarga de atendimento nas UPAs de bairros vizinhos como Fazendinha, Portão, Campo Comprido e Pinheirinho. “Ontem, por volta da meia-noite, recebi muitas ligações e mensagens de usuários que me pediram para chamar a imprensa porque estava havendo muita confusão na UPA do Pinheirinho, alguns dizendo que guardas municipais estavam discutindo com pessoas que aguardavam para ser atendidos”, contou. (Foto 1)

Executivo

Zezinho Sabará também contou que esteve reunido, ontem (3), com os demais integrantes da bancada do PDT (Goura, Marcos Vieira, Tito Zeglin e Toninho da Farmácia) para estudar, junto a suas assessorias, os 12 projetos de lei enviados pelo Executivo à Câmara referentes ao plano de recuperação fiscal do município. “A população tem nos cobrado muito, pedindo satisfações sobre isso. Precisamos pedir ao prefeito para amenizar alguma coisa, dar alguma sugestão”, disse.

Código de Posturas I
A vereadora Julieta Reis (DEM) questionou, nesta quarta-feira (4), de que maneira a Câmara Municipal deve intervir na lei municipal 11.095/2004, que regulamenta a aprovação de projetos e o licenciamento de obras no município. Segundo ela, alguns moradores têm sido notificados pela Secretaria Municipal do  Urbanismo (SMU) por causa da instalação de guaritas nas calçadas em frente às residências. “Se analisarmos o Código de Posturas, ele não permite que nada seja colocado sobre as calçadas, mas como ela é móvel e está encostada no muro, não atrapalha os pedestres”, argumentou. (Foto 2)

Código de Posturas II

Para Julieta Reis, o crescimento da cidade trouxe novos problemas, como o aumento da violência. “Bairros residenciais, que por conta da violência e assaltos frequentes precisam tomar providências individuais para se proteger”, pontua. “Será que nós temos que mudar o Código de Posturas em função da violência ou deixamos como está? Mas temos o entendimento de que a população não tem como receber o policiamento público de maneira permanente e se organiza de forma particular para garantir a segurança”, raciocinou.

Semáforo I

A instalação e o funcionamento de dois semáforos para pedestres no cruzamento das ruas Dr. Faivre e a avenida Sete de Setembro foi comemorada pelo vereador Bruno Pessuti (PSD), nesta terça-feira (4). “Em 90 dias de gestão o prefeito Rafael Greca conseguiu concluir a substituição daqueles semáforos”, pontuou. Ele ainda lembrou de dois casos de atropelamentos que aconteceram nas canaletas dos ônibus biarticulados. “As pessoas precisam se conscientizar do perigo”. (Foto 3)

Semáforo II
Ainda falando sobre trânsito, Bruno Pessuti falou sobre as áreas calmas da cidade e de como a falta de sincronização dos semáforos penaliza quem respeita o limite de velocidade. “Quem anda em velocidade maior pega o sinal aberto, mas quem respeita não”. Na opinião do vereador, é preciso fazer um planejamento para que os motoristas que andam na velocidade correta possam ter maior trafegabilidade.