Notas da sessão plenária de 31 de outubro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2017 14h40, última modificação 21/10/2021 10h42

Sugestões ao Executivo I
O plenário acatou duas indicações de sugestão ao Poder Executivo para atos administrativos ou de gestão, ambas de iniciativa de Bruno Pessuti (PSD). Em uma das proposições o vereador pede a inclusão do MercadoSal, estabelecimento localizado no bairro Portão, inaugurado na semana passada, no roteiro oficial turístico da cidade (203.00029.2017). Na outra, propõe o aterramento dos cabos e a retirada dos postes e do canteiro central da avenida Visconde de Guarapuava (203.00028.2017).

Sugestões ao Executivo II
Pessuti defendeu a sugestão para a Visconde de Guarapuava. Ele apontou que a existência da lei municipal 14.593/2015, que determina às empresas e concessionárias a substituição gradativa das redes aéreas de distribuição de energia elétrica, de telefonia e de outros cabeamentos. Em relação à retirada do canteiro central, o vereador argumentou que a medida melhoraria o trânsito e reduziria congestionamentos. “Poderemos ter aos domingos e feriados uma das maiores ciclovias”, completou.

Boca Maldita I
Tito Zeglin (PDT) pediu que a base leve à Prefeitura de Curitiba demandas apontadas por ele na Boca Maldita. Segundo o vereador, os usuários da Linha Turismo têm dificuldade de desembarcar naquele ponto, devido ao estacionamento irregular de veículos. “Confesso que levantei o problema na gestão passada e não fui atendido. Olha como nosso turista é atendido no Centro. Necessita ali que a Setran [Secretaria Municipal de Trânsita] ponha ordem na casa”, afirmou. “Tem pessoas com dificuldade para descer do ônibus, porque fica alto. Podem ser colhidos por um motociclista.”


Boca Maldita II
Sobre a “Boca do Brilho”, Zeglin reclamou das más condições das cadeiras de engraxates. “Eles permanecem ali o dia inteiro, a noite toda, com chuva, sereno”, disse. “Para o turista qualquer coisa pequena se torna grande”, justificou.

Adiado
Foi adiada por uma sessão a votação em segundo turno do projeto que concede a cidadania honorária ao advogado e professor Mauro Seraphim (006.00013.2017). Na véspera, a proposição recebeu 26 votos favoráveis (leia mais) e foi defendida pelo autor, Dr. Wolmir Aguiar (PSC), que relatou ter sido aluno do homenageado.

Ajuste técnico
Devido a uma solicitação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que foi orientada pela Procuradoria Jurídica (Projuris), a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) apresentou um substitutivo geral com alterações técnicas no projeto que altera a lei que cria o Dia de Disgnóstico da Osteoporose. Atualmente, o dia estipulado pela lei municipal (11.119/2004) é 3 de maio. O projeto original (005.00278.2017) alterava para o dia 20 de agosto. Agora, o substitutivo geral pretende mudar a data para 20 de outubro (031.00072.2017), para, conforme a Projuris, unificar a mesma data no Estado – que já existe – e Município.

Inauguração
O líder do governo na Câmara, Pier Petruzziello (PTB), convidou os vereadores para a inauguração às 14h30, nesta terça-feira (31), da rua Governador Agamenon Magalhães, no Bairro Alto, que foi revitalizada pela Prefeitura de Curitiba. “Está sendo contemplada esta que era uma antiga reivindicação dos moradores daquela região”. O líder acredita que, neste ritmo de obras, a prefeitura asfaltará a cidade toda.

Presença
O presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), registrou a presença em plenário dos vereadores Thiago Feitosa (PSC), presidente da Câmara de Tunas do Paraná, e Aline Zandonai (PSL), também vereadora na cidade. Os parlamentares acompanharam parte da sessão e foram convidados a compor a Mesa Diretora dos trabalhos.


Texto: Fernanda Foggiato, José Lazaro Jr. e Marcio Alves Silva . Colaborou Alana Thaís Staidel, estudante de Jornalismo.
Revisão: Michelle Stival da Rocha
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira