Notas da sessão plenária de 31 de outubro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2017 14h25, última modificação 21/10/2021 10h41

Redimensionamento de CMEIs I
Professora Josete (PT) comentou sobre a proposta de redimensionamento dos CMEIs. “A proposta da secretária Maria Silva Bacila é preocupante e não corresponde ao que foi aprovado no Plano Municipal de Educação”, disse a vereadora. Na prática, a proposta diminui o número de professores por alunos. Por exemplo, no maternal 2 [crianças de 3 a 4 anos] o plano municipal de educação prevê 1 professor para cada 10 crianças em sala. A proposta converte para 1 professor para 15 alunos. (Foto 1)

Redimensionamento de CMEIs II
De acordo com Josete, o argumento da Secretaria é de que se a proposta não for implantada, os CMEIs que já estão finalizados, mas ainda não funcionam, não serão abertos. “Se nós já temos um alto índice de adoecimento desses profissionais, o que será se a medida for aprovada? E a qualidade desse trabalho? E se houver alguma situação que envolva uma criança por conta do acúmulo do trabalho dos profissionais? O profissional vai ser penalizado?” A vereadora defende a realização urgente de concurso público para a contratação de novos profissionais. “Já temos CMEIs onde o quadro não está completo”.

Lixo Zero
Goura (PDT) destacou a audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável sobre o movimento Lixo Zero, que se fundamenta em quatro eixos: logística dos resíduos, educação da população, implantação de políticas públicas voltadas ao tema e preservação ambiental. Ele lembrou que o edital do lixo do município está suspenso pelo Tribunal de Contas. Goura também destacou a questão da educação ambiental com incentivo à pedagogia do Lixo Zero. O vereador destacou que no dia 10 de novembro haverá uma reunião extraordinária da comissão para a discussão de agricultura urbana. (Foto2)

Reforma
Thiago Ferro (PSDB) foi à tribuna para destacar os 500 anos da Reforma Protestante, comemorados no dia 31 de outubro. “Um acontecimento que teve um profundo impacto na história da humanidade”, disse ele. O vereador lembrou que a reforma trouxe mudanças de ordem política, econômica, filosófica e religiosa. “Na educação, por exemplo, criou a educação pública, universal e gratuita”. “Hoje, a partir das 19h, encerramos essa grande comemoração que está sendo feita na Expo Renault, no Parque Barigui, com as presenças do governador Beto Richa e do prefeito Rafael Greca.” (Foto 3)

Casa da Mulher Brasileira
Maria Manfron (PP) esteve em visita à Casa da Mulher Brasileira, entidade que atende mulheres em situação de vulnerabilidade. “Fiquei emocionada com o atendimento e com o espaço físico que tem lá. Convido a todos que compareçam à Casa para conhecer os seus trabalhos”. De acordo com a vereadora, até julho, mais de mil mulheres haviam passado por lá. “É muito importante que todos conheçam o trabalho daquela instituição”. (Foto 4)

Moradores de rua
Oscalino do Povo (Pode) comentou sobre os moradores de rua da rua XV. “Nossos irmãozinhos desamparados vivem empilhados. São cadáveres vivos”. Para o vereador, que fez contato com a Guarda Municipal a respeito, “é muito difícil presenciar isso”. “E o problema se estende por toda a cidade”.  (Foto 5)

“Vilipêndio aos mortos”
Oscalino do Povo (Pode) alertou que é necessário aumentar a fiscalização junto aos cemitérios. “Estive no cemitério do Boqueirão e verifiquei uma situação que pode ser considerada um vilipêndio aos mortos. Nem os mortos têm sossego naquele santuário”. “Foram subtraídos até os pneus dos carrinhos que conduzem os caixões, ferramentas e outros objetos”, denunciou.

Ações da prefeitura
Cristiano Santos (PV) foi à tribuna para elogiar o trabalho da prefeitura. “O prefeito vem mostrando eficiência.” Lembrou o caso da Linha Verde Sul que, segundo ele, estava esburacada em alguns trechos. “Tínhamos pedidos de informação desde 2014, mas parece que agora tudo está andando com mais rapidez”. Falou também das ações relativas à iluminação pública e a primeira revitalização da Casa do Acantonamento. “Devemos reconhecer”, disse ele. (Foto 6)