Notas da sessão plenária de 30 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 30/09/2015 16h35, última modificação 04/10/2021 08h09
Ônibus “vencidos”
O vereador Bruno Pessuti (PSC) comemorou a decisão tomada pela Prefeitura de Curitiba de deixar de remunerar as empresas de transporte coletivo pelos ônibus “vencidos” - cuja vida útil já expirou e que, portanto, deveriam ter sido substituídos em vez de continuarem rodando pela cidade. “Fico feliz por ser uma resposta à ação do meu mandato, que solicitou dados à Urbs e daí percebeu a ocorrência dessa situação. Com isso, o Município terá economia”, afirmou. (Foto 1)

Tração Animal
Foi aprovada a redação final do projeto que trata da proibição de uso de veículos da tração animal e exploração animal com esta finalidade no município de Curitiba (005.00130.2015), com 23 votos favoráveis. Leia mais sobre os debates que marcaram a aprovação do projeto no 2º turno.

Conselho Tutelar
Também obteve aprovação por 23 votos a redação para segundo turno do projeto que obriga a afixação de cartaz informando o número telefônico do Conselho Tutelar nas escolas públicas e privadas do município (005.00410.2013). A iniciativa é do vereador Dirceu Moreira e foi debatida durante a sessão plenária de ontem (leia mais).

Cohab
Os vereadores de Curitiba aprovaram em segunda discussão, na sessão desta quarta-feira (30), projeto do Executivo que autoriza a doação de um terreno do município, no bairro Tatuquara, para a Cohab. A doação, aprovada com 21 votos favoráveis, refere-se a uma área que mede 216,41 m² e foi avaliada em R$ 63 mil. Conforme a mensagem do prefeito, servirá para a implantação de uma casa da comunidade no local, para atendimento social (005.00077.2015).

Associação dos Catadores
Em segundo turno, foi aprovada também a declaração de utilidade pública da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Parceiros do Meio Ambiente (Acampa). O projeto (014.00019.2015) foi apresentado pelo vereador Chicarelli (PSDC).

Reforma política
“Os grandes partidos abocanham dinheiro das empresas e isso afeta as eleições, tornando a competição desigual”, manifestou-se, hoje, o vereador Chicarelli, do PSDC. Ele declarou apoio ao STF, que proibiu o financiamento de empresas a candidatos, e se queixou de partidos grandes estarem pressionando pela derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff à matéria. (Foto 2)

Combustíveis
“Se o aumento dos combustíveis é de 6% nas distribuidoras”, alertou Serginho do Posto (PSDB), “nas bombas pode chegar a 10%”. O vereador reclamou da medida, que ele considera uma tentativa de melhorar o valor de mercado da Petrobras. Referindo-se à crise econômica e política atrelada à empresa, Serginho também criticou a “reforma política pífia” aprovada pelo Congresso. “Poderiam ter dado uma resposta mais positiva à população”, criticou. (Foto 3)

Pedidos de informação
A Secretaria Municipal de Educação receberá pedido de informação do vereador Serginho do Posto, do PSDB, pede informações sobre sindicâncias nas escolas mantidas pela Prefeitura de Curitiba (062.00400.2015). Já Mauro Ignácio, do PSB, quer dados do Governo do Paraná sobre a construção da nova Escola Estadual Ângelo Trevisan, no bairro Cascatinha (074.00008.2015).

Questões de trânsito
Zé Maria (SD) ingressou com pedido de informação para obter da Urbs os critérios usados no controle de quem pode estacionar em vagas especiais (062.00401.2015). Tico Kuzma (Pros) pede os prazos para a implantação de lombada na rua Mario Gomes Cézar, no bairro Pinheirinho (062.00399.2015). “Sem a lombada, idosos e estudantes do Colégio Estadual Professor João Loyola correm perigo”, justifica.
 
Evangelização
Helio Wirbiski (PPS) homenageou a Associação Evangelizar é Preciso, que completa nesta quinta-feira (1) 10 anos de fundação, com a missão de evangelização pelos meios de comunicação. Segundo o vereador, só em 2014, cerca de 30 mil pessoas carentes foram atendidas gratuitamente, principalmente nas áreas de direito, psicologia e apoio espiritual. “Todo este trabalho é mantido por associados de todo país, que mensalmente contribuem com doações e recebem notícias de conteúdo jornalístico e litúrgico”, destacou. (Foto 4)