Notas da sessão plenária de 30 de maio
Transporte coletivo
Nesta quarta-feira (30), Helio Wirbiski (PPS) pediu atenção da administração pública para a integração do transporte coletivo na região leste de Curitiba, em especial aos bairros Uberaba, Jardim das Américas e Guabirotuba. Na opinião dele, é um “desrespeito com 150 mil pessoas daquela região”, disse. O vereador sugere a requalificação da Avenida das Torres para possível implantação de uma canaleta expressa do transporte. (Foto 1)
Presidência
Durante suspensão da sessão plenária desta quarta-feira (30), foi concedida a palavra ao ex-governador, Mário Pereira, que esteve na Câmara pedindo apoio dos parlamentares para a pré-candidatura à presidência da República do senador Álvaro Dias (Pode). Ele criticou políticas do Governo Federal, como o programa Bolsa Família que foi “feito para não dar certo”, segundo ele. Pereira informou que haverá um “encontro suprapartidário”, no dia 7 de junho, em apoio ao pré-candidato. (Foto 2)
Em tramitação
Bruno Pessuti (PSD) apresentou projeto de lei para atualizar a lei municipal 14.638/2015, a qual declara de utilidade pública o Fórum Nacional do Transporte (015.00001.2018). A proposição altera o nome da entidade para Instituto Brasil Transportes (IBT), devido à mudança estatutária do órgão.
Saúde I
Quatro requerimentos de pedidos de informações oficiais ao Município protocolados por Noemia Rocha (PMDB) foram lidos em plenário nesta quarta-feira (30). A vereadora requer cópia da relação de profissionais de enfermagem, por unidade de saúde de Curitiba (062.00288.2018); e cópia do contrato da prefeitura com a Feaes - Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (062.00289.2018).
Saúde II
Noemia Rocha ainda pede informações sobre as normativas do uso do livro de ocorrências nas unidades de saúde da capital (062.00290.2018); e cópia dos termos de terceirização do Samu (062.00291.2018). A vereadora argumenta que os dados são importantes “para o desenvolvimento de um trabalho em conjunto” entre o mandato da parlamentar e o Sindicato da Enfermagem do Paraná (Sindiproenf/PR).
Licitação
Goura (PDT) pediu ao Executivo que esclareça a inexigibilidade de licitação para contatação do show com o cantor Ton Carfi (062.00292.2018). Segundo o parlamentar, as contratações precisam obedecer os princípios que regem a administração pública “dentre os quais a publicidade, a economicidade e a motivação razoável dos atos administrativos”. O vereador quer saber de que modo o show atende as necessidades da Secretaria Municipal da Defesa Social.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba