Notas da sessão plenária de 30 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 30/08/2017 19h00, última modificação 20/10/2021 07h39

“Fura-catracas” I
Rogério Campos (PSC) e Bruno Pessuti (PSD) parabenizaram o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, e a Guarda Municipal pela operação Arapuca, que apreendeu, nessa terça-feira (29), 20 adolescentes apontados como “fura-catracas”. O caso aconteceu em um biarticulado que saía da estação-tubo Morretes, em frente ao Colégio Estadual Pedro Macedo, no Portão. (Foto 1)

“Fura-catracas” II
“A Guarda Municipal usou outro ônibus para fazer a apreensão dos adolescentes. A prática infelizmente é vista em várias estações-tubo da cidade”, apontou Campos. Segundo o vereador, ele está tratando da regulamentação da lei municipal 14.856/2016, de sua iniciativa, com o Poder Executivo. A norma determina a aplicação de multa equivalente a 50 tarifas, atualmente fixada em R$ 4,25, ao fura-catraca ou seu responsável, se infrator for menor de 18 anos. Pessuti completou que as invasões no transporte coletivo significam “prejuízo de R$ 400 mil mensais”.

Bebidas nos estádios
Bruno Pessuti (PSD) comentou a aprovação em segundo turno, na Assembleia Legislativa, do projeto de lei que libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios do Paraná. O vereador era um dos autores da matéria que tratava do tema na Câmara de Curitiba, acatada em primeira votação, mas rejeitada no segundo turno (relembre). Na avaliação do parlamentar, o Estado deve ser “menos punitivo”, para que as pessoas tenham “livre-arbítrio e se fizerem coisa errada assumam a responsabilidade”. “As brigas acontecem fora dos estádios, nas ruas. Parabéns aos deputados estaduais que aprovaram a venda de bebidas”, acrescentou. (Foto 2)

Desagravo
Tito Zeglin pediu que a imprensa se retrate sobre a motivação do crime na noite da última sexta-feira (25), em uma residência do bairro Capão Raso, em que dez pessoas foram baleadas e, segundo ele, uma das vítimas não resistiu aos ferimentos. “A imprensa falou que lá era ponto de venda de drogas. Não. Lá mora gente humilde, gente de bem, que está desesperada, porque agora passam pessoas e fotografam [a residência]. São gente do bem. Esses repórteres malditos que fizeram essa reportagem que se retratem, como fez ontem [29] o [Paulo Roberto] Galo [da Rede Massa] em seu programa”, declarou. Ainda de acordo com o parlamentar, a família é tradicional no bairro. (Foto 3)

Patrulha do Lanche I
Goura (PDT) falou sobre o projeto Patrulha do Lanche, desenvolvido pela Escola Municipal Castro, do Alto Boqueirão, e apresentado por estudantes e professores em seu gabinete, na última sexta-feira (25). “Recebi com muita alegria um crachá, um distintivo. Estão avaliando o nível de satisfação dos alunos com a merenda servida”, apontou. De acordo com ele, são respondidas questões como se as crianças comem todos os dias, se gostam, se o cheiro é bom e se acham gostosos determinados alimentos, como o risoto, as frutas e o pudim, “porque esses itens, eles constataram, são os que mais sobram”. (Foto 4)

Patrulha do Lanche II
“Eu perguntei [aos alunos] se gostam das frutas e falaram que não estão maduras, que têm bichinhos, carunchos”, contou Goura. Segundo o parlamentar, entre “sim”, “não” e “pouco”, o resultado da pesquisa sobre a qualidade da merenda foi a terceira opção. “O nível não está tão bom quanto alardeado [pelo Executivo]. Que a prefeitura tenha o devido cuidado com o novo edital [de licitação]. Que as críticas sejam incorporadas e tenhamos o olhar atento de fiscalização”, avaliou. “Fui desafiado a comer o lanche, o que farei amanhã [31] de manhã.”

Semana da Pátria
Serginho do Posto (PSDB) e Tito Zeglin (PDT) destacaram o evento na manhã deste domingo (3), na avenida Winston Churchill, para a abertura das atividades da Semana da Pátria. O desfile, afirmou Zeglin, “une dois bairros da cidade, o Capão Raso e o Pinheirinho, e a previsão de público de 30 mil pessoas”. “Vamos imitar os gaúchos, porque neste ponto os gaúchos são exemplo”, sugeriu o vereador do PDT sobre a colocação de bandeiras do Brasil nas fachadas ou janelas dos comércios e das casas, durante esse “momento cívico”.

Apoio
O presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto (PSDB), repassou aos vereadores convite recebido para a reunião pública informativa com o tema “Amigos de AA: como posso ajudar?”, promovida pelo grupo Alcoólicos Anônimos. O evento será realizado no dia 5 de setembro, a partir das 19h30, no Teatro da Reitoria da UFPR. Haverá palestra com a assistente social Denise Kopp Zugman e com o padre Juarez Rangel. A entrada é franca, e mais informações podem ser obtidas em www.aapr.org.br.

Falta de quórum
A reunião da Comissão de Serviço Público, que seria realizada na manhã desta quarta-feira (30), às 8h30 na Sala das Comissões, foi adiada por falta de quórum. Os vereadores Paulo Rink (PR) e Tico Kuzma (Pros) estão licenciados para tratamento de saúde. A próxima reunião ordinária do colegiado está marcada para o dia 13 de setembro.