Notas da sessão plenária de 3 de novembro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 03/11/2015 16h50, última modificação 04/10/2021 11h26
Desassoreamento
Toninho da Farmácia (PDT) cobrou da Prefeitura de Curitiba o início imediato de obras de desassoreamento em trecho de quatro quilômetros do rio Barigui, no bairro CIC, para evitar alagamentos na região. “Houve um compromisso do secretário de Obras de que me daria um retorno sobre essa situação, mas ainda não aconteceu. Eu sei que esta obra já foi contratada e que só falta as máquinas começarem a trabalhar. Vou cobrar esse posicionamento, pois esse é o meu papel, estar ao lado do povo”, disse. (Foto 1)

Brasil - Japão I
Professor Galdino (PSDB) registrou ter participado de evento que faz parte das comemorações dos 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. A atividade, que contou com a participação do príncipe Akishino, do Japão, e sua esposa, a princesa Kiko, foi realizada na última sexta-feira (30), na Praça do Japão. (Foto 2)

Brasil - Japão II
Galdino, que já morou no país oriental, disse ter tido a oportunidade de conversar brevemente com os membros da família real japonesa e destacou a importância do intercâmbio entre as duas nações. “Precisamos cada vez mais unir estas duas culturas, pois eles têm muito o que nos ensinar”, enfatizou.

Lançamento I
Os vereadores receberam a visita do pastor Marcelo Bigardi, da Igreja Evangélica Bola de Neve, que veio à Câmara divulgar seu novo livro, “Excelência na Liderança”. O convite foi feito por Tiago Gevert (PSC). Bigardi destacou que todas as pessoas que exercem autoridade, assim como os vereadores, causam impacto nos outros, mas que esse impacto pode ser positivo ou negativo. Ele recomendou: “sejam líderes sábios, excelentes, que vivem crescendo, se aprimorando”. (Foto 3)

Lançamento II
O pastor acrescentou que, para um líder terminar bem, ele precisa saber onde quer chegar. “Uma coisa é começar bem e outra bem diferente é terminar bem”, explicou. Marcelo Bigardi deu como exemplo a vida do ativista político Martin Luther King, “que não tinha os melhores recursos, mas tinha um sonho. E é isso que as pessoas compram de um líder, o seu sonho”, disse. Após seu discurso, o religioso orou pelos parlamentares e os presenteou com um exemplar de seu livro.

Alteração em lei I
Começou a tramitar hoje, com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária, projeto do presidente da Casa, vereador Ailton Araujo (PSC), que altera a lei municipal da Marcha para Jesus (11.361/2005). A proposição (005.00214.2015) acrescenta ao parágrafo 1º da norma que o evento possui caráter turístico e cultural.

Alteração em lei II
Também foi lido o projeto do Executivo que altera a metragem do imóvel alienado pela lei municipal 14.704/2014. A justificativa da matéria (005.00213.2015) diz que houve um erro de digitação e que o lote possui 33 metros até a esquina com a rua Curupaitis, e não 32 metros.

Denominação de CMEI
Começou a tramitar, com a leitura na sessão de hoje, projeto de lei para denominação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Portão II de Santa Guernert Schier, falecida em setembro de 2012. A proposição (008.00013.2015) é do vereador Paulo Salamuni (PV).

Ópera de Arame
Em requerimento ao Executivo municipal, Carla Pimentel (PSC) solicita à Fundação Cultural de Curitiba (FCC) informações sobre a infraestrutura da Ópera da Arame (062.00440.2015). Ela quer saber, por exemplo, a capacidade de público, vagas de estacionamento, existência de assentos especiais para pessoas com obesidade e gestantes e rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com deficiência (PcD).

El Niño
Em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, Bruno Pessuti (PSC) alerta à previsão de chuvas devido à influência do El Niño e indaga o valor previsto e o início das obras de drenagem do rio Juvevê (062.00444.2015). “Foi realizada a vistoria interna nas galerias? Se sim, qual o diagnóstico?”, completa o vereador.

Linha de ônibus
Colpani (PSB) pergunta à Urbs se os ônibus da linha Tuiuti-Santa Felicidade, antes denominada Tuiuti-Barigui, podem voltar a parar no ponto da rua Tobias de Macedo Junior, na altura do número 333 (062.00445.2015). Ele justifica que as linhas que ainda passam pelo local não atendem a demanda, “atrasando o deslocamento dos passageiros”.

Servidor Padrão I
Julieta Reis (DEM) entregou pessoalmente o prêmio de Servidor Público Padrão ao gerente de operações do transporte coletivo da Urbs, Luiz Filla, por indicação dela mesma. “É importante que as pessoas lembrem que existe um passado em tudo o que existe hoje, de fato. E esse homem conhece como ninguém o transporte coletivo de Curitiba, que até pouco tempo atrás era metropolitano”, destacou.

Servidor Padrão II
Luiz Filla não pôde comparecer na cerimônia realizada no Palácio Rio Branco na última quinta-feira (leia mais) e recebeu troféu e certificado na tarde desta terça-feira (03). Ele é formado em Engenharia Civil, iniciou sua carreira em 1976 no Ippuc, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Na Secretaria Municipal de Transportes, atuou como chefe da Divisão dos Serviços de Transporte Coletivo. Atualmente ocupa o cargo de gerente de operações do transporte coletivo na URBS. (Foto 4)