Notas da sessão plenária de 3 de novembro – 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 03/11/2015 13h05, última modificação 04/10/2021 11h26
Adiamento I - O líder do prefeito na Casa, vereador Paulo Salamuni (PV), propôs o adiamento por cinco sessões plenárias da votação em 1º turno do projeto de iniciativa do Executivo que trata da Proteção do Patrimônio Cultural do Município de Curitiba. A iniciativa também cria o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e o Fundo de Proteção ao Patrimônio Cultural (FUNPAC) (005.00009.2015). Com o adiamento por 5 sessões, a discussão ocorrerá na sessão do próximo dia 16 de novembro.

Adiamento II
Em função do término do horário regimental, o presidente da Câmara, vereador Ailton Araujo (PSC), adiou para a sessão plenária de amanhã (4) a votação do projeto de autoria do vereador Rogerio Campos (PSC) que pretende instituir o projeto “Inscrição Solidária” para corridas e caminhada de rua de Curitiba (005.00422.2013). Também foi adiada a votação em 1º turno da permuta de bens imóveis proposta pela empresa PF3 Empreendimentos Ltda. à prefeitura (005.00101.2015). Em seu pedido, a PF3 demonstrou interesse em dois terrenos do município localizados no bairro Campina do Siqueira.

Homenagem póstuma I
A Câmara Municipal de Curitiba observou um minuto de silêncio em pesar a falecimentos ocorridos nos últimos dias. Aladim Luciano (PV) lamentou a morte, nesta madrugada, do ex-jogador Dorival Mateus da Costa, o Toby – campeão brasileiro em 1985 pelo Coritiba. Tito Zeglin (PDT) registrou os falecimentos do radialista e ex-deputado Ervin Bonkoski e da professora Irma Ragalsky, do Clube de Mães Itamarati, no Xaxim. (Foto 1)

Homenagem póstuma II
Paulo Salamuni (PV) incluiu no minuto de silêncio a homenagem póstuma a Clecy Camargo Chede, esposa do empresário Jonel Chede. Já Julieta Reis (DEM), o pesar às vítimas de acidentes de trânsito ocorridos no fim de semana e no feriado de Finados.

Novembro Azul
Dedicado à conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul foi registrado pelo Professor Galdino (PSDB). “É desconfortável, mas já fiz três exames e estou indo para o quarto.”

Visita de estudantes I
Na tarde da última quinta-feira (29), os alunos do Espro (Ensino Social Profissionalizante) visitaram a Câmara Municipal. Eles foram recebidos pelos servidores da Diretoria de Cerimonial e da Escola do Legislativo, que explicaram como funciona a tramitação de um projeto de lei, a função dos vereadores na sociedade e esclareceram as dúvidas dos jovens presentes. (Foto 2)

Visita de estudantes II
Os 30 estudantes, que fazem parte do curso de Formação para o Mundo do Trabalho, fizeram questionamentos a respeito do limite tempo estabelecido para cada vereador falar na tribuna; da distribuição dos assentos no plenário; sobre as dificuldades enfrentadas pelos vereadores no dia a dia de trabalho, entre outras coisas.

Questionamentos a gastos
Chicarelli (PSDC) questiona a prefeitura em pedido de informações lido hoje, quais foram as despesas com anúncios em veículos de circulação nacional neste ano (062.00386.2015). Outros requerimentos do vereador perguntam o valor gasto com a compra de veículos para o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), de 2012 a 2015, e com investimentos na rede municipal de educação, desde 2010, tanto em obras quanto em recursos humanos (respectivamente, 062.00441.2015 e 062.00442.2015).