Notas da sessão plenária de 3 de maio - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 03/05/2016 15h20, última modificação 06/10/2021 10h59

Imparcialidade jornalística I
Professor Galdino (PSDB) reiterou, na sessão desta terça-feira (3), críticas feitas ontem (2) por Chicarelli (PSDC) ao classificar de “parcial” o trabalho da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal. O setor “adota dois pesos e duas medidas”, disse Galdino, que sugeriu existir o direcionamento das matérias institucionais à gestão do prefeito Gustavo Fruet. “Eles [os jornalistas da Casa] colocam baboseiras lá. [Essas] Não são palavras do Professor Galdino. Só transmito o que a população curitibana diz”, completou. Chicarelli havia reclamado de um suposto favorecimento a determinados parlamentares, na reportagem Câmara Municipal pode criar a CPI do ICI. “Se fosse o vereador Chicarelli, que conseguisse protocolar esse rascunho de CPI, não sairia matéria como saiu”, declarou. (Foto 1)

Imparcialidade jornalística II
O presidente da Câmara, Ailton Araújo (PSC), respondeu que a Diretoria de Comunicação “não coloca baboseira coisa nenhuma” e afirmou que “nunca tivemos um departamento de Comunicação tão ativo quanto temos, especialmente na questão da transparência”. Professora Josete (PT) registrou um desagravo à equipe da Comunicação, que segundo ela sempre procura “fazer o trabalho de forma digna e imparcial, abrindo espaço a todos os vereadores. Se alguns não fazem os debates mais qualificados, eles têm que registrar o que é dito aqui”, avaliou (Foto 2)

Imparcialidade jornalística III
Primeiro-secretário do Legislativo, Pedro Paulo (PDT) lembrou que o 3 de maio é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e defendeu a imparcialidade das notícias institucionais. “Falo isso de cadeira. Um vereador que ficou aqui oito anos na oposição e tinha que implorar para sair uma crítica”, argumentou. “Não existe controle algum sobre o trabalho desses profissionais. É preciso que os vereadores Chicarelli e Galdino sejam mais justos em suas críticas. Eles não estão trabalhando a mando do presidente, do secretário e nem se submeterão à pressão de nenhum vereador. Isso é assédio.” (Foto 3)

Alienação I
Foram aprovados hoje dois projetos que tratam da alienação de áreas públicas do município, ambos de iniciativa da prefeitura. Um deles, aprovado por 30 votos em 2º turno, localiza-se no bairro Campina do Siqueira, distante 19,25m da esquina com a Avenida Canal, atual Rua Naimeh Ayoub Sarraf (005.00205.2015). Trata-se de um imóvel de formato irregular com área de 172,40m² e avaliado pela Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI da SEPLAD) em R$ 103 mil. Nem a Urbs nem a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) se opuseram ao procedimento licitatório.

Alienação II
O outro projeto, aprovado com 27 votos em 1º turno, é um terreno irregular de 337,50 m² localizado no bairro Vila Izabel (005.00204.2015) com frente para a rua Teixeira Soares e esquina com a avenida Presidente Getúlio Vargas. Ele foi avaliado pela Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI da SEPLAD) em R$ 435 mil. Da mesma forma, nenhum órgão se opôs à licitação.

Prêmio I
Foi aprovado em 2º turno com 28 votos o projeto de decreto legislativo com 11 indicações dos vereadores ao Prêmio Ecologia e Ambientalismo (097.00001.2016). A sessão solene está programada para o dia 23 de junho. O projeto foi aprovado ontem em 1º turno com 21 votos. Em 2016, serão homenageadas três entidades e oito pessoas (leia mais).

Homenagem
Projeto de Mauro Ignácio (PSB) que denomina logradouro público de Curitiba em homenagem a Oscar Chagas de Andrade foi aprovado em primeira votação (009.00005.2016). Na justificativa da proposta, o vereador relata que o homenageado passou a maior parte da vida no bairro Cascatinha e foi dirigente do Clube Operário Mercês, além de frequentador das paróquias São José e São Braz.

Atendimento odontológico
No pequeno expediente da sessão desta terça-feira (3), foi lido o requerimento de Chicarelli (PSDC) que pede informações ao Executivo sobre atendimentos  odontológicos especializados realizados nas unidades de saúde nos últimos quatro anos (2012, 2013, 2014 e 2015). No documento (062.00156.2016), o vereador pede a relação de pacientes atendidos em diferentes tratamentos oferecidos pelo SUS.

Equipamentos de raios-X
Chicarelli (PSDC) também é autor de pedido de informações sobre os equipamentos de raios-X quebrados em duas UPAs da capital (062.00157.2016). “Qual foi o laudo pela paralisação dos aparelhos? Qual a previsão de conserto e reparo? Já foi aberta licitação para o conserto? Qual está sendo a "saída" encontrada para o atendimento nestas unidades pelos pacientes que precisam dos exames de raios-X?”, indaga.

Antipó
Mauro Ignácio (PSB) protocolou três requerimentos à Prefeitura de Curitiba sobre a implantação de antipó em três ruas da Regional Santa Felicidade: na rua José Boiko, bairro Santo Inácio (062.00158.2016); na Francisco Boscardin, bairro Cascatinha (062.00159.2016); e na rua Hellena Betecek, no Butiatuvinha (062.00160.2016). “Existem processos licitatórios para a execução destas obras? Qual a programação para implantação de antipó na rua José Boiko, bairro Santo Inácio, obra prevista na LOA 2016?”

Colaboraram: Pedritta Marihá Garcia, Marcio Alves Silva, João Cândido Martins e Fernanda Foggiato.