Notas da sessão plenária de 3 de maio - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 03/05/2018 13h50, última modificação 27/10/2021 06h40

Retenção I
Durante a sessão plenária extraordinária desta quinta-feira (3), Felipe Braga Côrtes (PSD) elogiou o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Luiz Antonio Barry, que reverteu a decisão judicial a favor da Prefeitura de Curitiba, que determinava que quatro crianças com síndrome de Down deixassem de frequentar o Pré II, em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), avançando para o ensino fundamental. A atitude do magistrado atende o pedido das famílias dos alunos, até que seja julgado o mérito da questão. (Foto 1)

Retenção II
Para o vereador, é necessário que o entendimento sobre o tema seja feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e seu corpo técnico. “Para que essa questão não tenha sempre de ser resolvida judicialmente, como foi o o caso”. Faz dois meses que o assunto é debatido na Câmara Municipal, desde que foi lida em plenário, no dia 7 de março, uma carta assinada por familiares de crianças e de representante da Associação Reviver Down. Eles pedem o direito de, em casos especiais, manter os filhos no Pré II por mais um ano, retendo a criança na série, em vez de ela avançar do ensino infantil ao fundamental.

Ambulâncias
A entrega de 10 novas ambulâncias pelo Governo Federal à Curitiba, realizada ontem (2), foi comemorada por Maria Manfron (PP). A vereadora contou que, com essa leva, são 22 novos veículos para a frota da capital, que soma 26 ambulâncias do Samu. “Conversei com o então ministro da Saúde, Ricardo Barros, que pediu quais eram nossas prioridades que ele iria atender”, garantiu. Ela ainda destacou o apoio do deputado federal Luciano Ducci (PSB) e o trabalho da secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak. “Somos padrinhos dessas ambulâncias”, disse. (Foto 2)

Poloneses
A semana e o dia dedicados à comunidade polonesa de Curitiba (leis municipais 11.785/2006 e 11.553/2005, respectivamente) foram exaltados em plenário por Tito Zeglin (PDT). “Os poloneses tiveram, sem dúvida, uma participação muito ativa na construção do Estado e da nossa cidade”, frisou. “[Foi] inegável e decisiva a contribuição do povo europeu no desenvolvimento da cidade, tanto nas questões culturais, econômicas e na tradição da cidade”, acrescentou o parlamentar. (Foto 3)

Ciclovia I
Líder da oposição, Goura (PDT) informou que protocolou 14 requerimentos à Prefeitura de Curitiba sobre a ciclovia na Flávio Dallegrave. “Uma das mais antigas e importantes ciclovias da cidade”, disse o vereador. De acordo com ele, a via é repleta de cruzamentos perigosos, como é o caso, por exemplo, do cruzamento com a Erasto Gaertner [perigoso e mal sinalizado, segundo o vereador]. Os cruzamentos com as ruas Amazonas Marcondes e Simão Mansur também são considerados perigosos pelo vereador. No cruzamento com a XV, a pintura de orientação aos ciclistas está começando a apagar do asfalto. (Foto 4)

Ciclovia II
Goura ainda solicita, pedido de informações ao Poder Executivo, acesso ao projeto da ciclorrota que será implantada na rua Júlio Eduardo Gineste, no trecho entre a ciclovia da Arthur Bernardes até a rua João Scuissiato (062.00222.2018). “Com a implantação do binário no Santa Quitéria, a circulação dos ciclistas pelas vias Major França Gomes e João Alencar Guimarães fica praticamente impossível. Conforme publicado em reportagem na Gazeta do Povo, em 3 de Abril, uma ciclorrota será construída na rua Júlio Eduardo Gineste, infraestrutura importante para garantir a segurança e integridade dos ciclistas”, justifica.

Ganchinho
Mauro Bobato (Podemos) celebrou o início das obras de recuperação do asfalto da Estrada do Ganchinho, executadas pela Prefeitura de Curitiba, nesta quinta-feira (3). Segundo o vereador, 1,3 km de pavimento da rua serão renovados, além de outras melhorias na infraestrutura da região. Ele mencionou que muitas das obras realizadas na atual gestão são possíveis graças ao ajuste fiscal nas contas públicas aprovado pela Câmara de Vereadores no ano passado – o chamado Plano de Recuperação. (Foto 5)

Taquigrafia
Em alusão ao Dia Nacional do Taquígrafo, comemorado hoje (3), o presidente Serginho do Posto (PSDB) parabenizou os taquígrafos da Câmara de Curitiba pelo trabalho realizado. Estes profissionais dominam a arte de escrever rapidamente, através de sinais, com utilização de métodos de registro. No Legislativo, eles são responsáveis por registrar os debates nas sessões plenárias, nas reuniões das comissões e em outras atividades, além de outras atribuições. Em 3 de maio de 1823 foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no Brasil, para registrar os trabalhos da primeira Assembleia Constituinte. (Foto 6)