Notas da sessão plenária de 3 de fevereiro - 1ª edição
Bancada de oposição I
Na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Jorge Bernardi (Rede) anunciou que está em formação, no Legislativo, uma nova bancada de oposição. Os partidos políticos Rede, PMN e PMDB já teriam aderido ao grupo e outros parlamentares estariam conversando com Bernardi. “Não faremos uma oposição raivosa, será programática”, afirmou o parlamentar. (Foto 1)
Bancada de oposição II
“Na semana que vem, vamos marcar uma audiência com o secretário municipal de Trabalho e Emprego (SMTE)”, adiantou Jorge Bernardi, “para levar a ele a ideia do Feirão do Emprego, igual fizemos em 2009”. O vereador criticou a gestão da vice-prefeita, Mirian Gonçalves, à frente da SMTE. “Foram anos de desprezo pelos trabalhadores”, criticou Bernardi.
Barrigada I
Para o vereador Professor Galdino (PSDB), o momento não é de revanchismo. Ele referiu-se hoje em plenário à matéria publicada ontem (2) pelo jornal Gazeta do Povo, que dizia que o governador Beto Richa (PSDB) seria investigado em função de supostas participações em fraudes na receita estadual. A acusação, segundo ele, foi repetida pela RPC. De acordo com o vereador, os veículos incorreram numa “barriga” jornalística, isto é, anunciaram uma inverdade. “Abriram os microfones e os holofotes para que o deputado e candidato a prefeito Tadeu Veneri, do PT, se manifestasse, mas mentira tem perna curta”, afirmou o vereador, que destacou o fato de que o ministro João Otávio de Noronha recebeu os autos na segunda-feira e ainda não havia decidido qual ação tomar. (Foto 2)
Barrigada II
Conforme Galdino, outra informação veiculada de forma errônea foi a de um relógio “Rolex” que teria sido presenteado ao governador por um empreiteiro. “Um apresentador de televisão já me fez acusações injustas e mentirosas no passado. Sei bem o que é isso”, disse Galdino. Além disso, de acordo com o parlamentar, estes veículos demonstram má vontade com o PSDB e seus filiados. O anúncio de que os tucanos teriam candidato próprio nas eleições de outubro foi ignorado e as pesquisas só mostram candidatos de outras legendas. O momento não é de revanchismo”, disse ele “e sim, de união para tentar reconstruir uma Curitiba mais justa para todos os curitibanos”.
"Lado do povo"
“Rafael Greca não pretende mudar de partido”, afirmou o vereador Chico do Uberaba (PMN) no horário do pequeno expediente de hoje. De acordo com ele, o PMN tem sido procurado por representantes de outros partidos que questionam os posicionamentos do pré-candidato. “Na prática, o pré-candidato Rafael Greca está ao lado do povo de Curitiba” asseverou Uberaba. (Foto 3)
Transporte
Chico do Uberaba (PMN) registrou a presença em plenário de Marcelo Subkowiaki, vice-presidente do Movimento dos Usuários do Transporte Coletivo de Curitiba, que protestava contra o aumento da tarifa e por muitos ônibus estarem rodando com a vida útil “vencida”. (Foto 4)
Emendas
Dirceu Moreira (PSL) foi à tribuna para falar de algumas emendas que propôs relativas ao bairro CIC. “São emendas que contemplam praças como a Nossa Senhora da Luz e as praças 4, 5 e 8, na Ferrovila”, lembrou ele. Outra medida destacada pelo vereador foi a implantação de meio-fio na rua Artur Martins Franco. Dirceu agradeceu os secretários de Meio Ambiente, de Trânsito e o presidente da Urbs. “O início desse ano tem sido uma benção”, declarou o vereador. (Foto 5)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba