Notas da sessão plenária de 3 de abril - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 03/04/2017 14h25, última modificação 15/10/2021 10h27

Bilhete I
O vereador Toninho da Farmácia (PDT) contou que recebeu um bilhete no qual uma criança de oito anos pedia a ele que fizesse alguma coisa a respeito de um bosque, na Cidade Industrial, que segundo o vereador está com acúmulo de detritos. “Se não catar esse lixo daqui, vamos ficar sem água”, dizia o bilhete, conforme contou Toninho. (Foto 1)

Bilhete II
“Vejo uma criança sensibilizada com o meio ambiente e com a causa da cidade. Nós também representamos as crianças, que serão as futuras autoridades que conduzirão o nosso país. Por isso, vou pedir uma atenção à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e à administração regional, que façam uma limpeza e a fiscalização”, disse Toninho da Farmácia.

Obesidade Infantil I
O plenário acatou requerimento de sugestão ao Executivo de Maria Leticia Fagundes (PV) para que seja divulgada a campanha sobre obesidade infantil empreendida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SMEM) (201.00085.2017). “Bebês e crianças com até 12 anos com sobrepeso hoje tendem a se tornar adultos obesos amanhã, com maior probabilidade de adquirir problemas de saúde relacionados ao excesso de peso, como a hipertensão arterial, o colesterol alto e a diabetes”, frisou. (Foto 2)

Obesidade Infantil II
A vereadora informou que já intermediou negociação para que a Sociedade de Endocrinologia possa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizar testes de glicemia, pressão arterial e prestar instruções sobre obesidade infantil em Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento. “Muito boa sua iniciativa, ainda mais porque não irá trazer custos para o município”, apoiou o vereador Ezequias Barros (PR).

Comissão de Legislação I
Nesta segunda-feira (3), Dr. Wolmir Aguiar (PSC) subiu à tribuna para explicar a condução da reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, da qual ele é presidente, na última terça-feira (28). Ele explicou que deu cinco minutos para a fala da vereadora Fabiane Rosa (PSDC), autora do projeto de lei que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido (005.00002.2017, com substitutivo 031.00001.2017), assim como concedeu cinco minutos de exposição à Associação Industrial e Comercial de Fogos de Artifício do Paraná, e mais três à Fabiane para contraponto (leia mais). “Os membros [do colegiado] têm agido com sobriedade e seriedade sobre os projetos de lei”, afirmou Dr. Wolmir. (Foto 3)

Comissão de Legislação II

Na semana passada, Fabiane Rosa fez desagravo à Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara Municipal por uma declaração do advogado da Associação, Luiz Fernando Dietrich, realizada na reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (leia mais). Para a entidade, o projeto de lei é inconstitucional. A instrução da Projuris, por outro lado, entendeu que a proposta é legal.

GM em equipamentos I
Toninho da Farmácia (PDT) lamentou o arquivamento de projeto de lei, de sua autoria, que obrigava a presença de guardas municipais 24 horas em equipamentos públicos, como postos de saúde e escolas (005.00090.2017). “Já houve depredação em creches, postos de saúde. Se não existem guardas para ficar em cada equipamento, que tenha pelo menos monitoramento”, afirmou.

GM em equipamentos II
Em resposta, Julieta Reis (DEM) disse que era melhor que o vereador enviasse o tema como sugestão ao Executivo. “O ideal era que houvesse uma dupla de guardas atuando [em cada equipamento], mas sabemos que não é possível, não há número suficiente”, asseverou. Relatora do projeto, Julieta deu parecer pela devolução ao autor. No entanto, Cristiano Santos (PV), que havia pedido vista à proposta, opinou pelo arquivamento já que, por conter vício insanável, a matéria interfere em decisão que é exclusiva do prefeito. (Foto 4)

324 anos de Curitiba
A festa pelo aniversário de 324 anos de Curitiba na Rua da Cidadania do Cajuru foi destaca em plenário por Cristiano Santos (PV). Segundo o vereador, o evento aconteceu no último sábado, 1º de abril, com diversas atividades como apresentações de capoeira e da fanfarra da Escola Municipal Durival Britto e Silva; contação de histórias e varal de poesia; e encontro de violeiros. (Foto 5)

Autismo I
Cristiano Santos (PV) ainda registrou as ações realizadas neste domingo (2), no Parque Barigui, em prol do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A atividade faz parte da Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, criada pela lei municipal 14.809/2016, de Pier Petruzziello (PTB).

Autismo II
Representando a Câmara de Curitiba, Pier Petruzziello (PTB) participou, nesta segunda-feira (3), de um debate sobre a importância do diagnóstico precoce do autismo, em comemoração à data. O evento foi realizado no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná por iniciativa do deputado estadual Felipe Francischini (SD).

Bancada do PDT
Zezinho do Sabará (PDT) informou ao plenário que a bancada do seu partido - formada por ele, Goura, Marcos Vieira, Tito Zeglin e Toninho da Farmácia - se reúne na tarde desta segunda-feira (3) para debater os 12 projetos de lei do Plano de Recuperação da Prefeitura de Curitiba que tramitam desde a semana passada. A agenda será na sala anexa ao plenário. (Foto 6)

Reforma da Previdência

Noemia Rocha (PMDB) comunicou aos vereadores que ela e o colega de bancada, Professor Silberto, participaram da audiência pública sobre a reforma da Previdência Social na Assembleia Legislativa do Paraná na última sexta-feira (31). Segundo o parlamentar, o evento foi de iniciativa do deputado estadual Requião Filho (PMDB).

Aniversário
Serginho do Posto (PSDB), presidente da Câmara de Curitiba, parabenizou Thiago Ferro (PSDB) pelo aniversário de 39 anos, celebrado nesta segunda-feira (3).

Minuto de silêncio
O plenário fez um minuto de silêncio pela morte do advogado Christiano Osvaldo Andreguetto, falecido neste domingo (2), aos 89 anos. O homenageado era pai do presidente da Urbs, Jose Antonio Andreguetto. O registro foi feito pelo vereador Geovane Fernandes (PTB). "Ele teve 50 anos de vida pública. Recebeu desta Câmara, o título de vulto emérito de Curitiba", destacou Julieta Reis. (Foto 7)

Visita
A visita do lateral direito do Atlético Paranaense, Nei, foi registrada em plenário por Mauro Bobato (PTN).