Notas da sessão plenária de 29 de setembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 29/09/2015 16h40, última modificação 04/10/2021 08h43
Do PDT à Rede I - Jorge Bernardi anunciou a desfiliação do PDT para ingressar na Rede Sustentabilidade, o 34º partido do país. Idealizada pela ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, a sigla foi registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana passada. “Construí uma história no trabalhismo brasileiro. Sair significa deixar companheiros e amigos que cultivei ao longo destas quase três décadas de dedicação total ao PDT. Circunstâncias locais e nacionais fizeram-me tomar esta decisão. Também conta o envelhecimento das propostas que sempre defendi com tanto fervor”, declarou. (Foto 1)

Do PDT à Rede II
Para Bernardi, não há, neste momento, “líderes como Leonel Brizola, Getúlio Vargas ou Dom Pedro I, para conduzir e libertar nosso povo”. “Os líderes atuais só se preocupam com o poder pelo poder, a qualquer preço, sem compromissos com a Pátria e os trabalhadores, que a constroem”, acrescentou. “Estou disposto a começar tudo outra vez, do zero, como militante, na esperança de fazer uma nova história, uma história de relações horizontais, em rede, sem mandar e sem ser mandado, na sustentabilidade. Sustentabilidade na amplitude do conceito: ambiental, social, econômica e muito mais.”

ISS
Os vereadores aprovaram requerimento (073.00021.2015) de Dirceu Moreira (PSL) que pede a retirada do projeto de lei de sua autoria, que dispõe sobre a fixação do índice de 3% para o cálculo do Imposto Sobre Serviços (ISS) aos prestadores e intermediadores de serviços de saúde em Curitiba (005.00165.2015). O vereador informou que irá reapresentar a proposição com as adequações necessárias.

Academia ao ar livre

Aprovada sugestão ao Executivo, apresentada por Chico do Uberaba (PMN), que propõe a implantação de uma academia ao ar livre na rua Dr. Reynaldo Machado, entre as ruas Conselheiro Laurindo, rua Almirante Gonçalves e rua Brasílio Itiberê, no bairro Prado Velho (201.00396.2015). O vereador pede ao prefeito que a benfeitoria seja incluída na Lei Orçamentária Anual 2016 (LOA).

Biosticker
“Os pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) desenvolveram um produto de nome "Biosticker", que pode diminuir o problema relativo ao desperdício de alimentos”, informou o vereador Professor Galdino (PSDB) em plenário. Segundo ele, trata-se de um adesivo bioativo que serve para substituir os conservantes químicos nos alimentos por um composto natural. “Apesar da tecnologia envolvida no desenvolvimento desse produto, o preço sugerido é barato: R$5,00 por uma cartela contendo 10 adesivos”, frisou.
 
Show
O mesmo vereador destacou que na noite de hoje acontecerá, na Pedreira Paulo Leminski, o show da cantora Katy Perry. “Evento aguardado com muita ansiedade por uma significativa parcela da nossa juventude”, disse o vereador.

Manifestação
Julieta Reis (DEM) alertou que, durante a sessão, o Movimento Pró-Moradia estava promovendo uma manifestação na região do Centro Cívico.