Notas da sessão plenária de 29 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 29/11/2017 15h20, última modificação 22/10/2021 10h22

5º parcela
Marcos Vieira (PDT) relatou que foi procurado por pais e diretores de escolas preocupados com um eventual não repasse da 5ª parcela do fundo rotativo. "Visitei CMEIs e escolas e a situação é gravíssima. Em alguns casos, os professores precisam pagar do próprio bolso para que os alunos tenham papel higiênico. Muito difícil trabalhar num espaço sem condições mínimas. Daí a necessidade de informações do Executivo", disse o vereador. (Foto 1)

CIC
Zezinho Sabará (PDT) destacou que se a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) fosse um município, seria o 9º do Paraná em número de habitantes. "Apesar disso, a região não tem os cuidados que precisa. Outros bairros recebem melhorias e a CIC fica esquecida. Ele mencionou melhorias feitas pelos últimos prefeitos de Curitiba na CIC, como por exemplo, o Parque dos Tropeiros, implantado na região na primeira gestão de Rafael Greca à frente da prefeitura. "Mas atualmente a situação é outra. Nosso terminal é uma caixa de fósforos, parece um ponto de ônibus; não temos Rua da Cidadania (a regional é num prédio alugado); a UPA CIC está fechada; e o contorno sul é um caos", disse. "Esperamos que o prefeito olhe com carinho para a nossa CIC", concluiu o vereador. (Foto 2)

PMDB Mulher
Noemia Rocha (PMDB) lembrou que, no último dia 20, o PMDB de Curitiba realizou as convenções municipais dos núcleos do PMDB Mulher e Juventude do PMDB. Estavam presentes no evento o senador Roberto Requião e os deputados estaduais Requião Filho e Anibelli Neto. Além deles, também compareceram o presidente do PMDB de Curitiba, Rafael Xavier, que coordenou os trabalhos, e o secretário-geral, vereador Professor Silberto (PMDB). “As mulheres representam 52% da população brasileira e nós somos apenas em 8 mulheres nessa Câmara. Alguma coisa está errada”, comentou Noemia. (Foto 3)

URBS
Goura (PDT) mencionou o requerimento de pedido de informações protocolado por diversos vereadores sobre a negociação que resultou na retirada dos processos judiciais das empresas de ônibus de Curitiba contra a Urbs e o Município de Curitiba (062.00556.2017). Para o vereador, já houve em outros momentos manipulação política na questão tarifária. Entre outros pontos, os vereadores indagam no requerimento quais foram os critérios que formaram a negociação que resultou na retirada dos processos das empresas de ônibus da capital contra a Urbs e o Município, além de quais agentes públicos e servidores que participaram dessas reuniões de negociação. (Foto 4)

Binário
O vereador Goura (PDT) fez um contraponto em relação a declarações feitas pelo prefeito Rafael Greca sobre o binário Mateus Leme-Nilo Peçanha. De acordo com o chefe do Executivo, ciclistas têm a ciclovia do São Lourenço e, para os motoristas, há as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha. “Isso é incorreto”, diz Goura. “Ciclistas podem andar nos 4515 km de vias públicas da cidade”, continuou. “Há pouco mais de 200 km de ciclovias e ciclofaixas, mas é pouco, precisamos acessar a cidade como um todo”.

Pedestres
O vereador Goura (PDT) convidou para o lançamento do livro Cidades de Pedestres - a caminhabilidade no Brasil e no Mundo, organizado por Victor Andrade e Clarisse Cunha Linke. O evento será nesta quinta (30), às 17h, na Estufa de Arquitetura no Centro Politécnico, e às 19h30 na livraria Café Arte e Letra.

Auto de Natal
Bruno Pessuti (PSD) comentou que na terça (27) esteve em companhia do prefeito Rafael Greca no Teatro Positivo, onde aconteceu o auto de Natal dos mórmons. “Foram dois espetáculos para mais de 6 mil pessoas. Entreguei a eles um prêmio concedido pelos vereadores”. De acordo com Pessuti, foram arrecadados presentes que serão entregues para as 33 mil crianças carentes do município. (Foto 5)

Caio Junior
Helio Wirbiski (PPS) lembrou que a tragédia da Chapecoense completou um ano e pediu que a Prefeitura de Curitiba "acelere" as obras necessárias para a reabertura do Centro Esportivo no Uberaba, que foi batizado, por meio de projeto de sua autoria, em homenagem a Caio Junior, ex-jogador e ex-treinador de futebol, que morreu no desastre. “Foi uma boa obra da gestão anterior, mas as atividades esportivas não estão acontecendo como deveriam. Espero que até o início do ano que vem volte a funcionar para atender os 200 mil moradores da região”, completou Wirbiski. (Foto 6)

Capoeira
Mestre Pop (PSC) convidou a todos para o evento Open Brasil Capoeira Curitiba, que será realizado no próximo final de semana no SESI do Boqueirão. Ele afirmou que o evento terá a participação de capoeiristas de 96 cidades do Paraná e de outros estados do Brasil. (Foto 7)