Notas da sessão plenária de 29 de março - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 29/03/2016 14h55, última modificação 06/10/2021 08h14
Aniversário de Curitiba
A vereadora Carla Pimentel (PSC) foi à tribuna para celebrar o aniversário da cidade que, de acordo com ela, já tem uma população superior a 1,8 milhão de habitantes. “Uma cidade mais humana e com mais civilidade. Devemos celebrar seus avanços.” Um deles, mencionado pela vereadora, foi a emenda parlamentar à LOA [proposta por Carla e pelo vereador Jonny Stica (PDT)] que propunha o fornecimento de internet gratuita em terminais de ônibus e tubos. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública ela também manifestou repúdio em relação aos atentados recentemente ocorridos na Bélgica. (Com foto)

Lista 1
Professor Galdino (PSDB) foi à tribuna para salientar o fato de que nos 323 anos de aniversário de Curitiba a população não tem o que comorar. “A situação está tão ruim que a imprensa revelou a presença do prefeito na lista da Odebrecht. Culpa do PT. Do casal Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo. Eles descolaram recursos para a campanha eleitoral de 2012 e que não foram declarados.”

Lista 2
“Outros candidatos também aparecem na lista, inclusive aliados meus, como é o caso do ex-vice-prefeito Ducci e do secretário estadual do desenvolvimento urbano Ratinho Jr.”, complementou. Para Galdino, a chamada “República de Curitiba” não vai aceitar ligações ilegais de políticos com empreiteiras. “Sou o exemplo de que é possível chegar aqui sem roubar, O eleitor conhece meu passado: desde 2009 foram 112 proposições.”

Dignidade
Para Chico do Uberaba (PMN), o que a atual gestão está promovendo com os funcionários municipais é um descaso. “Não podemos compactuar com o sucateamento da saúde, da segurança e de outras atividades”. De acordo com ele, hoje deveria ser uma data de comemoração. “Como comemorar? Venha pra rua, Fruet”, exigiu ele. “Eu queria perguntar aos funcionários da Câmara Municipal de Curitiba – também com problemas – se eles estão sendo tratados com dignidade.”

Artistas de rua

Foi lido em plenário o projeto de autoria de Julieta Reis (DEM) que propõe o aditamento do parágrafo único ao artigo 1º da lei 14.701/2015 que dispõe sobre a apresentação de artistas de rua nos logradouros de Curitiba (005.00027.2016). A alteração inclui no texto da lei a definição de “artista de rua”: “profissional que interpreta ou executa obra de caráter pessoal e cultural para efeito de exibição através do teatro, dança, música, capoeira, representação por mímica, estátuas vivas, artes circenses em geral abrangendo a arte dos palhaços, dos mágicos, do malabarismo e dos saltos mortais no chão ou em trapézio, do repentista, da arte performática e da poesia declamada”.

Jogos Florais
A pedido do líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV), o plenário adiou por cinco sessões a votação do projeto que institui os Jogos Florais de Curitiba, tradicional concurso de trovas, no calendário oficial da cidade. O autor da proposta de lei (005.00268.2014, com a emenda 033.00003.2015), Zé Maria (SD), estava ausente do plenário.

Colaboraram: João Cândido Martins e Fernanda Foggiato.