Notas da sessão plenária de 29 de maio - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 29/05/2018 13h30, última modificação 27/10/2021 07h29

Audiência pública
Os vereadores de Curitiba receberam das mãos de Acyr Mezzadri, nesta terça-feira (29), convite para uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Paraná, dia 5 de junho, às 9 horas. Coordenada pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), a atividade terá o tema “Tarifa Zero para o transporte público”. Participarão representantes do Instituto Brasil Transportes e do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Prorrogação do ISS
Em informe à Câmara Municipal de Curitiba, Felipe Braga Côrtes (PSD) relatou ter recebido da Associação Comercial do Paraná (ACP) cópia de ofício enviado à Prefeitura de Curitiba pedindo dilação de prazo, por conta da greve dos caminhoneiros, para pagamento do ISS. “Ele pede 15 dias”, relatou o parlamentar.

Visita ao Legislativo
O ex-vereador Dirceu Moreira esteve na Câmara Municipal de Curitiba nesta terça-feira. A presença dele foi registrada pelo presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), no início da sessão. Também esteve na Casa, a convite de Oscalino do Povo (Pode), o líder comunitário Valdir Lima, da Vila Camargo. (Foto 1)

Minuto de silêncio I
Nesta terça-feira, foi respeitado um minuto de silêncio em lembrança a sete pessoas que faleceram recentemente. Pier Petruzziello (PTB) pediu respeito à memória de Marcos Hauer, ex-presidente do Coritiba. Cristiano Santos (PV) mencionou as mortes de Luciane dos Santos, esposa do empresário Alcione dos Santos, da Pipoteca. “Também o registro da morte do sobrinho neto do presidente Serginho do Posto, Vítor Balaguer”, pontuou. Ezequias Barros (PRP) lamentou o passamento do pastor Manuel dos Santos, da igreja Brasil para Cristo. Tito Zeglin (PDT) lembrou dos falecimentos do padre Leopoldo Klemba e do empresário Moacir Bossini. (Foto 2)

Em tramitação
Começou a tramitar oficialmente, com a leitura no pequeno expediente da sessão de hoje (29), projeto de lei para declarar de utilidade pública municipal a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Professor Guido Arzua, instituição localizada no bairro Sítio Cercado. A proposição (014.00018.2018) é do vereador Helio Wirbiski (PPS).

Pedido de informações I
Mauro Ignácio (PSB) apresentou dois pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba. Em um deles, o vereador pergunta se o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) possui projeto para a revitalização da avenida Albino Raschendorfer, no bairro Vista Alegre (062.00282.2018). Caso exista, ele pergunta qual o custo e a previsão de execução. O autor justifica que a obra é um apelo da população local.

Pedido de informações II
No outro requerimento, Ignácio questiona se foi ampliada a capacidade do Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, apontado por ele como um dos maiores legados da Copa do Mundo de 2014 a Curitiba. A proposição (062.00283.2018) também pergunta se há a possibilidade e qual seria o custo para a implantação de câmeras de monitoramento, com transmissão ao CCO, na avenida Manoel Ribas e na rua Professor João Falarz.

Retirada de projeto
Maria Manfron (PP) retirou projeto de lei de sua iniciativa em que propunha o acesso de animais dos moradores de rua aos abrigos da administração municipal (005.00189.2017). A vereadora justifica, no requerimento (072.00090.2018), que a Fundação de Ação Social (FAS) disse que a medida já é adotada.