Notas da sessão plenária de 29 de maio - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 29/05/2017 14h05, última modificação 18/10/2021 08h01

Vila Verde I
Toninho da Farmácia (PDT) disse discordar de afirmação de Jairo Marcelino (PSD), na semana passada, de que “não é função do vereador tapar buraco, mandar cortar grama". “Os representantes do povo têm que representar o povo aqui nesta Casa”, declarou. O parlamentar relatou que o serviço solicitado por ele, para a limpeza de uma praça na Vila Verde, que gerou o debate sobre as atribuições do mandato, foi executado (201.00281.2017). Toninho agradeceu o serviço e disse que a população está satisfeita. “Fizeram a limpeza, plantaram flores. O lugar hoje está agradável. Foi feito o trabalho de uma maneira exemplar.” (Foto 1)

Vila Verde II

O vereador agora propõe que a prefeitura implante uma feira gastronômica e artesanal na praça, cuja indicação de sugestão ao Executivo foi acatada pelo plenário na sessão de hoje (201.00304.2017). “O espaço é bastante grande, foram feitas coisas bem bonitas ali. Seria uma forma de protegermos o meio ambiente, que é uma responsabilidade de todos nós. Ao protegermos o meio ambiente, protegemos a saúde das pessoas. Ai cabe bem uma feira, é um local bem frequentado. Tem a unidade de saúde, o ponto final de um ônibus, mães levando os filhos para a escola e para o CMEI”, defendeu. “Dará fomento à economia.”

Olhar de Cinema I
Goura (PDT) divulgou a realização, de 7 a 15 de junho, do 6º Olhar de Cinema.  “É o festival de cinema mais importante aqui de Curitiba. Conta com o patrocínio da prefeitura [da Fundação Cultural]”, afirmou. Ele pediu o apoio do Professor Euler (PSD), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, para a promoção das políticas públicas voltadas à área cultural. (Foto 2)

Olhar de Cinema II
Goura passou a palavra para Antônio Junior, diretor do evento: “É um festival internacional que começou em 2012 e hoje é o mais importante do Paraná e está entre os mais importantes do país. Terá filme da Sérvia, sobre a guerra da Síria, do Butão, filmes brasileiros, da Argentina. Filmes que jamais passariam nos cinemas daqui, dominados pelo cinema hollywoodiano”. Com o ingresso a R$ 10 e a meia-entrada a R$ 5, as exibições ocorrerão nos shoppings Crystal e Novo Batel. Também serão realizados seminários. A programação está disponível aqui. (Foto 3)

Requerimentos x indicações I
O presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), disse que os vereadores receberão informativo sobre a finalidade das indicações de sugestão ao Executivo (código 201) e dos requerimentos (código 44). Segundo o artigo 126 do Regimento Interno, as proposições do primeiro tipo, sujeitas à votação única, na segunda parte da ordem do dia, tratam do envio de projetos cuja competência é exclusiva do prefeito e do pedido de realização de atos administrativos ou de gestão. “Para reparos em equipamentos públicos, por exemplo, usem o 44”, alertou. (Foto 4)

Requerimentos x indicações II

Segundo ele, requerimentos protocolados erroneamente como indicações serão prejudicados, a partir desta quarta-feira (31). Após o comunicado, o Professor Euler (PSD) retirou suas proposições que seriam votadas na sessão de hoje. Ele deverá reapresentá-las como requerimentos ao Executivo.

Transplantes de órgãos
Cristiano Santos (PV) comentou dados divulgados pela Central Estadual de Transplantes (CET) de que o Paraná registrou, em abril, 47 doações de órgãos, recorde para um mês. O estado é o segundo do país com mais doações. O vereador destacou que está em vigor, desde o dia 5 de janeiro, a lei municipal 14.880/2016, de sua autoria, que isenta o sepultamento de doador de órgãos do pagamento das taxas funerárias (leia mais). A norma, justificou ele, “serve para estimular as pessoas a salvar vidas. A gente percebe que tem aumentado gradativamente o número de doações”. (Foto 5)