Notas da sessão plenária de 29 de maio
Trens na cidade I
Serginho do Posto (PSDB) foi à tribuna durante o Pequeno Expediente para reclamar da atuação das empresas concessionárias que atuam no ramo de logística ferroviária em Curitiba, em especial a empresa Rumo. Segundo ele, são vários problemas, como inadequação das sinalizações nas transposições com o sistema viário. “Essa empresa ao longo dos anos, desde que assumiu essa concessão, que era antigamente da ALL, opera serviços ferroviários no Paraná e em outros estados. Estamos representando contra essa empresa no Ministério Público Federal (MPF) pois ela não tem feito a manutenção adequada no espaço onde ela possui faixa de domínio”.
Trens na cidade II
Segundo Serginho do Posto, a empresa não faz roçadas, os dormentes estão podres e os parafusos soltos. “Fizemos filmagem disso. Há também a questão do volume do apito empregado pelos trens. A dificuldade é muito grande para os lindeiros que convivem com esses problemas”. O vereador lembrou que a Rumo é multinacional conceituada em seu meio. “Uma holding formada por empresas que deveriam zelar pelos seus nomes, e a Rumo vem decepcionando as comunidades lindeiras”. Serginho do Posto aproveitou o tempo para elogiar o prefeito Rafael Greca, que teria colocado a cidade num ciclo virtuoso “principalmente na manutenção da cidade como também em investimentos. Acredito que o prefeito esteja no caminho certo”.
“Quem é você?”
Noemia Rocha destacou o lançamento do livro “Quem é Você?”, de autoria do jornalista Luiz Renato Ribas. Na obra, Ribas retrata algumas figuras de destaque da cena paranaense, entre elas, os ex-vereadores Paulo Salamuni e Algaci Túlio. “Representamos a Casa naquela linda festa”, disse a vereadora, que também comentou sobre sua presença no Coren Premia 2019, evento que premiou profissionais de saúde.
Mobilidade
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Sabino Picolo (DEM), recebeu na manhã desta quarta-feira (29) o deputado estadual do Maranhão, Dr. Yglésio (PDT), interessado nas áreas de mobilidade, infraestrutura urbana e transporte coletivo de Curitiba. Ele também foi recebido, no gabinete da Presidência, pelo segundo vice-presidente da Câmara, Dr. Wolmir Aguiar (PSC), e pelo Corregedor da CMC, Mauro Ignácio (PSB). Yglésio Luciano Moyses Silva de Souza tem 38 anos, é médico e professor universitário e está no primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão (2019-2022).
Substitutivo geral
Professor Euler (PSD) apresentou substitutivo geral ao projeto (005.00049.2019) de sua iniciativa que determina a isonomia a homens e mulheres nas premiações, apoios ou patrocínios concedidos pela administração pública municipal, direta ou indireta em competições esportivas ou paradesportivas, além de concursos artísticos e culturais (031.00034.2019). A nova redação esclarece que a diferenciação nos valores das premiações é vedada aos homens e mulheres de categorias análogas. Segundo Euler, o substitutivo proporciona uma "melhor compreensão e alcance do objetivo" da proposta, que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Censo animal
Katia Dittrich (Solidariedade) pergunta ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como é estimada a população animal no Brasil (074.00021.2019). A vereadora quer saber se o próximo Censo pode trazer os seguintes questionamentos: se a pessoa tem animal de estimação, quantos e de qual espécie.
Assistência social
Em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, Noemia Rocha (MDB) requer o levantamento dos contratos firmados com entidades privadas de assistência social, nos últimos cinco anos (062.00245.2019). Ela questiona o nome das entidades e suas áreas de atuação, valores repassados, instrumentos jurídicos, rubrica orçamentária das ações e as transferências direcionadas à drogadição, dentre outros itens.
Travessias no Neoville
"Qual o prazo dado à empresa responsável pela construção do loteamento Neoville para a execução das travessias no córrego Capão Raso?", indaga Tito Zeglin (PDT), em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba (062.00249.2019). O vereador também pergunta qual a viabilidade de se notificar a empresa, para que a obra ocorra "imediatamente". Ele justifica que a execução de emenda orçamentária de sua iniciativa, para a pavimentação da rua Ernesto Biscardi, depende das travessias (308.00001.2018).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba