Notas da sessão plenária de 29 de agosto - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 29/08/2016 14h40, última modificação 08/10/2021 08h29
Afastamento I
O plenário aprovou que mais um vereador se afaste das suas atribuições, sem remuneração, por 15 dias, para tratar de assuntos pessoais. A licença vai de 12 de setembro a 29 de setembro (058.00003.2016). No requerimento, a justificativa fala somente em "para tratar de assunto particular". Não há convocação de suplente, que só pode acontecer após 120 dias de afastamento. O gabinete parlamentar pode continuar funcionando normalmente.

Afastamento II
Este é o terceiro pedido de afastamento de parlamentar neste ano. Os dois anteriores citavam objetivamente as eleições municipais deste ano – códigos 058.00001.2016 e 058.00002.2016, em condições semelhantes, com retorno no dia 29 de setembro. Dos 38 vereadores da Câmara Municipal, apenas seis não disputarão a eleição proporcional.

Suspensão de programa
“Enquanto educadora e professora da rede pública municipal não poderia deixar de manifestar minha indignação em relação à atitude do governo Michel Temer, que suspendeu o programa nacional de combate ao analfabetismo”, sustentou vereadora.  Para ela, o corte poderia ser em outras áreas: “Aliás, se concedeu um reajuste de 30% aos juízes. É lamentável”. A parlamentar cobrou que a prefeitura tome medidas para “garantir o atendimento desses jovens e adultos, através de programas municipais”. “E vamos lutar para que esse governo golpista não venha trazer ainda mais retrocessos”, concluiu.

Obras
Vereador da base elogiou a administração municipal pelas obras nos bairros, em especial contra alagamentos em região da CIC. Ele também destacou a ação da Cohab-CT para a regularização de terrenos.

Votos de congratulações
Parlamentar questionou a votação de requerimentos de votos de congratulações e aplausos durante o período eleitoral. O presidente respondeu que é possível aprová-los, mas não fazer a entrega do diploma neste momento.

Utilidades públicas
Duas propostas de declaração de utilidade pública municipal começaram a tramitar oficialmente, com a leitura no pequeno expediente da sessão. Um projeto trata do Instituto Bom Aluno do Brasil (014.00043.2016) e o outro da Associação de Pais, Mestres e Funcionários Newair Macedo Moresky, do Colégio Estadual Arthur Ribeiro de Macedo (014.00044.2016).

Integração
Em pedido de informações oficiais à Urbs, vereador questiona a mudança no sistema de integração entre terminais de ônibus e ruas da cidadania anexas. “Desde o início de 2016, os usuários de vários terminais, como Fazendinha, Carmo e Santa Felicidade, precisam fazer a integração por meio do cartão-transporte. Esta medida prejudica os usuários, pois obriga que todos tenham e estejam com cartões-transporte com crédito para poderem utilizar deste benefício”, diz trecho da justificativa do requerimento (062.00293.2016).

Tenista
A Câmara de Curitiba recebeu, nesta segunda-feira (29), a visita do atleta Adriano Santos que integra a equipe de tênis em cadeira de rodas de Curitiba. “Ele é o primeiro atleta do Paraná na modalidade e também pratica basquete de rodas”, informou o parlamentar que recepcionou o tenista. (Foto 1)