Notas da sessão plenária de 28 de setembro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 28/09/2015 16h05, última modificação 04/10/2021 08h41

Vagas especiais 1
“Denunciaram para a Comissão de Acessibilidade a preocupação de a URBS estar liberando as licenças, o adesivo que identifica os veículos das pessoas com deficiência,  com muita facilidade”, afirmou Zé Maria (SD), que preside o colegiado. “Não é toda deficiência na mão ou no pé que reduz a mobilidade de uma pessoa, e as vagas especiais são para quem tem a mobilidade reduzida”, defendeu o parlamentar. (Foto 1)

Vagas especiais 2
“Sugiro que quem solicita o adesivo passe por avaliação com um perito, pois só assim a sociedade vai ter certeza que essa vaga especial será usada por alguém que realmente necessita”, sugeriu Zé Maria. “É ruim ver a lei sendo descumprida. Não é por termos cabelo branco que devemos usar a vaga de idoso antes da idade estipulada na lei. Se a pessoa tem uma pequena deformação na mão ou no pé, que não reduz a mobilidade, ela pode perfeitamente procurar outra vaga”, ponderou o vereador.

Comunidade gaúcha
Seguindo o exemplo do vereador Tito Zeglin (PDT), Pedro Paulo (PT) também felicitou o Centro de Tradições Gaúchas 20 de Setembro pela realização da 52ª Semana Farroupilha. “Antes de existirem prédios públicos na região Sul, o espaço do CTG 20 de Setembro servia como espaço eclesial, associativo, de encontro das pessoas. Passei lá para cumprimentá-los pelo trabalho e pelo enfrentamento da dificuldade que foi o incêndio no paiol”, declarou. “As tradições gaúchas devem ser admiradas, pois expressam o amor daquelas pessoas pela sua terra”, defendeu. (Foto 2)

Contrato do ICI
“Se vai haver novação do contrato da Prefeitura de Curitiba com o Instituto Curitiba de Informática, é bom que um grupo de trabalho, ou a própria Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, acompanhe esse procedimento”, alertou Serginho do Posto (PSDB). “Há uma discussão sobre quem tem direito ao código-fonte e o Executivo questiona a forma de cobrança”, cita o vereador. Serginho adianta que fará um pedido de informações ao Executivo nos próximos dias, questionando aspectos do contrato. (Foto 3)

Finanças municipais
Qual o valor economizado pela Prefeitura de Curitiba com as medidas de austeridade implementadas desde o início da gestão, em 2013? Houve deficit de arrecadação em 2013, 2014 e 2015? Qual o valor economizado nesses anos, respectivamente? Essas são as perguntas formalizadas pela Comissão de Economia ao Executivo (062.00388.2015), cujo protocolo foi informado ao plenário nesta segunda-feira.

Venda de terrenos
Outro pedido de informação da Comissão de Economia cobra, da Prefeitura de Curitiba, informações sobre a venda de áreas públicas desde 2013 (062.00389.2015). O documento pergunta qual foi o valor arrecadado com esse procedimento em todo o período e onde foi utilizado. Integram a comissão os vereadores Bruno Pessuti (PSC), Aladim Luciano (PV), Cacá Pereira (PSDC), Mauro Ignácio (PSB), Paulo Rink (PR), Pier Petruzziello (PTB), Professora Josete (PT), Serginho do Posto (PSDB) e Tito Zeglin (PDT).

Terreno no Xaxim
O vereador Rogério Campos (PSC), em pedido de informação ao Município, pergunta se um terreno localizado no bairro Xaxim, na rua João Maria José de Farias, entre o número 137 e 175, pertence à prefeitura. Em caso negativo, pergunta à administração se não haveria alguma área pública na região capaz de receber novos equipamentos públicos e benfeitorias (062.00390.2015).

Plano de Arborização
Diante de dúvidas sobre a existência de um Plano de Arborização Urbana em Curitiba, levantadas pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná (MP-PR), o vereador Tico Kuzma (Pros) encaminha ao Executivo pedido de informação perguntando sobre o documento. Ele quer saber se o Plano de Arborização existe, quem o elaborou, com base em que lei e se já sofreu revisões (062.00393.2015).