Notas da sessão plenária de 28 de setembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 28/09/2015 15h15, última modificação 04/10/2021 08h41

Cohab
Com 25 votos favoráveis, os vereadores de Curitiba aprovaram em primeiro turno, nesta segunda-feira (28), a doação de um terreno da prefeitura para a Cohab-CT (Companhia de Habitação Popular de Curitiba). O lote, que mede 74 m² e foi avaliado em R$ 37 mil, fica no bairro Tatuquara. Segundo o prefeito, a área a ser regularizada faz parte das metas do Programa Habitacional de Urbanização, Regularização e Integração de Reassentamentos Precários do Município (005.00075.2015).

Polo Têxtil I
O recurso ao plenário contra o arquivamento do projeto que institui o Polo Têxtil de Curitiba, na rua Bley Zorning, Boqueirão, será votado na sessão do próximo dia 13. Na semana passada, o debate foi adiado duas vezes devido ao fim do tempo regimental. Hoje, no entanto, foi solicitado o adiamento pelo pelo autor, Mestre Pop (PSC), por seis sessões. Ele justificou que vereadores que haviam assinado o requerimento, em apoio à iniciativa, estavam ausentes. Como já houve o debate e encaminhamentos, a proposição retornará à pauta exclusivamente para a votação. (Foto 1)

Polo Têxtil II
Assim como a relatora, Julieta Reis (DEM), o presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Pier Petruzziello (PTB), defendeu o arquivamento. Ele argumentou que os vereadores não podem criar atribuições à Prefeitura de Curitiba, apesar de apoiar a ideia de Pop. Jonny Stica (PT) encaminhou que a criação do polo seja discutida durante a votação das emendas ao Plano Diretor, na próxima semana.

Educador social
Foi aprovada moção de apoio, assinada por diversos vereadores, ao projeto de lei do senador Telmário Mota, que regulamenta a profissão de educador social (328/2015). Segundo Pedro Paulo (PT), é importante que haja “agilidade e finalização” do processo de votação, para que “os educadores tenham suas profissões reconhecidas e valorizadas nos municípios”. No dia 18 deste mês, profissionais da área estiveram na Câmara, convidados pelo vereador, para discutir as diretrizes da profissão (leia mais). (Foto 2)

Contorno Norte
O vereador Mauro Ignacio (PSB) defendeu a moção de apoio, aprovada em plenário, para a federalização da PR 418, chamada de Contorno Norte de Curitiba. De acordo com o parlamentar, a duplicação da rodovia é importante para melhorar o tráfego em torno da área urbana de Curitiba e garantir mais segurança aos usuários do trecho. “Em quatro anos foram 642 acidentes, 395 feridos e 42 pessoas mortas”, salientou Mauro Ignacio. (Foto 3)

Apresentação da LOA
Líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV) registrou que a audiência pública para apresentação do projeto do Executivo da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016 ocorrerá hoje, às 16h, no parque Barigui (leia mais). A proposição será entregue à Câmara Municipal até esta quarta-feira (30).

Campo de Santana
O plenário acatou sugestão de Rogério Campos (PSC) à Prefeitura de Curitiba para que o orçamento de 2016 contemple o asfaltamento da rua Mineiro Bittencourt, no bairro Campo de Santana (201.00395.2015). “Seria o fim dos problemas de lama em dias de chuva e de poeira quando está seco, trazendo mais qualidade de vida aos moradores do local”, justificou o autor.

Homenagem à Polícia
Rogério Campos (PSC) registrou a comemoração, hoje, do 162º aniversário de criação da Polícia Civil do Paraná.

Contra o tabagismo
Tico Kuzma (Pros) destacou o convite da Secretaria Estadual da Saúde para o lançamento do livro “35 Anos de História da Luta Contra o Tabagismo no Paraná”, amanhã (29), às 14h. O autor é o médico pneumologista Jonatas Reichert, ligado a grupos e programas nacionais de combate ao vício. A Lei Municipal Antifumo (13.254/2009) foi proposta por Kuzma. (Foto 4)

Visita
O vereador Marcelo Guilherme, de São José dos Pinhais, acompanhou a sessão de hoje da Câmara Municipal de Curitiba. A presença foi registrada por Paulo Salamuni, seu colega de partido.

Cancelamento
Uma sessão solene que homenagearia a rede de educação adventista, hoje, às 19h30, foi cancelada. A atividade havia sido proposta por Dirceu Moreira (PSL).