Notas da sessão plenária de 28 de outubro – 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 28/10/2015 16h30, última modificação 04/10/2021 10h00
Saúde em Santa Felicidade I - Regina Saraceni, presidente do Conselho Local de Saúde de Santa Felicidade, ocupou a tribuna para tratar da situação da unidade de saúde daquele bairro. “Ela foi construída nos anos 80 e atualmente atende mais de 20 mil usuários, isto é, está defasada em relação às necessidades atuais”, lembrou. “A unidade foi beneficiada pelo Programa Requalifica, que possibilitou a reforma do telhado, da parte elétrica e da pintura, mas a real necessidade está ligada à ampliação do espaço. O local não conta, por exemplo, com banheiro para deficientes”, disse Regina. (Foto 1)

Saúde em Santa Felicidade II
Ela também ressaltou a importância de uma máquina de raios-X na Unidade do Campo Comprido, fato já apontado em diversas ocasiões pelo vereador Mauro Ignacio (PSB). “Também a Unidade da Vila São João teve suas reformas iniciadas, mas não há previsão quanto ao término” alertou a presidente do Conselho Local de Saúde de Santa Felicidade.

Reclamação I
O vereador Chico do Uberaba (PMN) reclamou durante o Pequeno Expediente do fato de que a prefeitura liberou 700 emplacamentos de táxi, mas não aumentou o número de pontos, que continua a ser de 3 mil. De acordo com Uberaba, a URBS se excede na aplicação de multas aos profissionais. Na opinião do parlamentar, essa mesma instituição – envolvida, segundo ele, em situações de assédio moral e sexual – acabou com a integração do transporte público por “incompetência”. (Foto 2)

Reclamação II
“Cadê o prefeito? Até agora o prefeito Gustavo Fruet não trocou ninguém do secretariado. Por que será? Comece pela sua irmã, prefeito, que não está pagando as contas do município”, argumentou Uberaba. “E a Câmara? Qual vai ser a manifestação da Casa?” indagou ele. Em resposta, o vereador Paulo Salamuni (PV), líder do prefeito na Casa, afirmou que Chico do Uberaba nunca perde sua verve. “É um discurso de ocasião, sem fundamento e que mostra um despreparo absoluto para ser um representante eleito”, disse Salamuni. Quanto à questão trazida por Uberaba, o vereador Salamuni disse que a liberação dos 700 emplacamentos foi feito a pedido dos próprios taxistas. (Foto 3)

Lixo Zero
Felipe Braga Côrtes (PSDB) informou ter representado a Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (28), na abertura I Congresso Internacional Sobre Lixo Zero e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o II Congresso Nacional Juventude Lixo Zero. Ele disse ter debatido com os participantes sobre a política municipal de resíduos e ter apresentado a lei municipal de descarte de medicamentos, de sua autoria.

Igrejas luteranas I
Jonas Eduardo Lindner, pastor da Igreja Luterana localizada na Vila Hauer foi à tribuna para exaltar a passagem dos 498 anos da reforma luterana liderada por Martinho Lutero. “Esse ano nossa celebração foi marcada pela entrega gratuita de 5 mil bíblias no calçadão da rua XV de Novembro”. (Foto 4)

Igrejas luteranas II
O pastor lembrou que em 2008, esta Casa, aprovou o Dia do Luterano (31 de outubro), que foi uma iniciativa do vereador Jorge Bernardi (Rede). “Trago, em nome das duas denominações luteranas em atividade em Curitiba, essa saudação fraterna aos integrantes da Câmara e a toda a população da cidade”, disse o pastor Jonas.

Homenagem
Professor Galdino (PSDB) registrou que neste dia 28 comemora-se o Dia do Funcionário Público. Ele parabenizou os trabalhadores e lembrou que são pessoas que servem ao Estado e à sociedade nas mais diferentes áreas.