Notas da sessão plenária de 28 de novembro
Submissão de parecer
Por falta de assinaturas, ficou prejudicada a submissão ao plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que arquivou projeto da vereadora Katia Dittrich (SD). A proposta regulamentava em Curitiba o funcionamento das feiras de animais (005.00117.2018). Para que o requerimento (069.00013.2018) fosse apreciado eram necessárias 13 assinaturas.
Incentivo às livrarias
Dar às livrarias abatimento no pagamento do IPTU para, em troca, elas fornecerem novidades literárias às bibliotecas municipais. É o que propõe o vereador Bruno Pessuti (PSD), em sugestão de ato administrativo aprovada pela CMC nesta quarta-feira (201.00092.2018). “A venda de armas tem crescido muito e as livrarias vão mal”, alertou o parlamentar, dizendo que a medida ajudaria esses negócios. “Um país que não valoriza os livros está fadado ao insucesso”. (Foto 1)
Ecologia e Ambientalismo
O empresário Markenson Marques, da Cargolift, esteve em plenário para receber das mãos de Thiago Ferro (PSDB) o prêmio Ecologia e Ambientalismo (030.00010.2017). Ele não pode comparecer na cerimônia de entrega, realizada no dia 28 de junho. “A empresa tem um software que calcula e informa quanto gás carbônico, o CO2, deixou de ser lançado na atmosfera [quando o cliente contrata o serviço da Cargolift]”, justificou o parlamentar. (Foto 2)
Cobradores
Rogério Campos (PSC) disse ter visitado as câmaras municipais de Colombo e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, e destaca que, nestas cidades, os vereadores apresentaram projetos de lei para manter os empregos dos cobradores de ônibus. “Ao contrário do [projeto] que chegou aqui, para tirar empregos. Vamos reprovar isso aqui na Casa”, prometeu, referindo-se à proposta protocolada pelo prefeito Rafael Greca que propõe a cobrança exclusivamente eletrônica nos coletivos (005.00149.2018). O presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), esclareceu que a proposta “foi apresentada pelo Poder Executivo e não por esta Casa”.
Patrulha escolar
A CMC foi representada por Osias Moraes (PRB) na cerimônia de troca de comando do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar. Sai o tenente-coronel Ronaldo de Abreu, que assume a função de subcomandante da Academia Policial Militar do Guatupê, ficando responsável pelo batalhão o tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes, vindo do comando do 16º Batalhão da PM, em Guarapuava. “É uma iniciativa que faz diferença na área da segurança pública, por meio da ação preventiva e educacional nas escolas do Paraná”, elogiou o vereador. (Foto 3)
Drogas e segurança pública
O evento “Ilegal: debate sobre drogas e segurança pública” será realizado na próxima sexta-feira (30), às 9h, no Teatro Guairinha. O convite foi feito a todos os vereadores por Goura (PDT), que será um dos palestrantes, ao lado do antropólogo Luiz Eduardo Soares, autor do livro Elite da Tropa. Também participarão do debate o ex-senador, e vereador na cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, além de militantes de movimentos sociais e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR). Veja aqui a programação completa.
Penalidade
Ezequias Barros (PRP) manifestou preocupação com a punição imposta pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a um médico que atende na Unidade de Saúde Vila Clarice, no Capão Raso. Segundo o vereador, o médico “presta bons serviços à comunidade” e teria sido suspenso por uma semana após discutir com outro profissional da unidade. “Me preocupa a forma com que foi feita esta punição”, revelou o parlamentar, que disse estar recebendo muitas ligações de usuários do equipamento questionando sobre a situação. Ele prometeu falar mais sobre o assunto na sessão de segunda-feira (3).
Tricampeã de softbol
Atletas e dirigentes do time de softbol Nikkei Curitiba receberam da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um voto de louvor e congratulações das mãos do vereador Bruno Pessuti (PSD). A entrega foi feita no início da sessão desta quarta-feira (28), no Palácio Rio Branco (077.00294.2018). As atletas são tricampeãs brasileiras, tendo vencido o torneio 2014 e 2017. A competição aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro na cidade de Marília (SP). (Foto 4)
Presente
Julieta Reis (DEM) parabenizou a artesã Luciana Cortez, que doou para a CMC uma árvore de Natal de crochê que ela mesma produziu. Cortez foi recebida em plenário e cumprimentada pelo presidente Serginho do Posto (PSDB) por “sua gentileza”. Segundo ele, a árvore ficará em exposição na entrada do Anexo I do Poder Legislativo. (Foto 5)
Turismo de Natal
Os vereadores aprovaram o envio ao Executivo de sugestão de ato administrativo feita por Bruno Pessuti (PSD), que pede a criação de uma Linha Especial de Natal (203.00181.2018). O ônibus de turismo passaria por 15 lugares da cidade, como a Catedral, o Palácio Avenida e a praça Oswaldo Cruz. “Curitiba pode ser não só a capital brasileira do Natal, mas de toda a América Latina, incentivando o turismo”, justificou o parlamentar.
Largo da China
A frequente substituição das flores colocadas na rotatória chamada Largo da China despertou a atenção do vereador Goura (PDT), que pergunta à Prefeitura de Curitiba quanto é gasto ali para essa manutenção (062.00673.2018). Segundo o parlamentar, poderia haver ali “gasto excessivo de recursos públicos”.
Vagas em creche
Segundo Marcos Vieira (PDT), pedido de informações oficiais dele sobre o funcionamento do Centro de Educação Infantil Família Feliz I, no Umbará, é uma solicitação da Associação de Moradores Marupiara I (062.00675.2018). “Os moradores dizem que não há vagas”, explica, daí reclamam que as existentes são ocupadas “por pessoas de outras regiões, que possuem maior capacidade financeira para pagar a mensalidade, em detrimento das famílias locais, com mais carência e dificuldade financeira”.
Viagens do prefeito
Quantas viagens oficiais já foram realizadas pelo prefeito Rafael Greca e pela sua equipe? É o que pergunta Goura (062.00674.2018) em pedido de informações oficiais ao Executivo. Ele quer saber dos custos com passagens, os destinos e as justificativas. “Considerando a situação financeira do município, questionamos o dispêndio de recursos públicos e sua finalidade”, justifica o parlamentar.
Pesar
O plenário ficou um minuto em silêncio em homenagem póstuma pelo falecimento de diversos moradores de Curitiba. Tito Zeglin (PDT) lamentou a morte dos médicos Italo Moreira Junior e Wilson da Costa Sidral. Paulo Rink (PR) mencionou o professor João Patriozi e Serginho do Posto (PSDB) o de Benvenuto Antonio Delani. Professora Josete (PT) lembrou de Maria Maciel, moradora da Ocupação Tiradentes, na CIC, e Maria Manfron (PP) de “Seu Oscar”, seu vizinho que faleceu aos 101 anos de idade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba