Notas da sessão plenária de 28 de março - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 28/03/2017 14h50, última modificação 15/10/2021 08h29

“Quando começa?”
O vereador Zezinho Sabará (PDT) cobrou, em plenário, que a UPA da Cidade Industrial “já está pronta, já terminaram a reforma, e ela não reabriu à população”. “Tem uma reclamação muito grande, pois as pessoas têm que se deslocar para as UPAs da Fazendinha e do Campo Comprido. Elas sentem muita dificuldade, pois muitos não têm dinheiro para táxi, para ônibus. A prefeitura tem que dar esclarecimentos à população”, reclamou.

Ciclomobilidade
Com o apoio de Professor Silberto (PMDB) e Marcos Viera (PDT), Goura (PDT) diz que pretende alinhar pautas para a ciclomobilidade, como bandeira principal, na região do Sítio Cercado. “Como não conheço bem a região, estamos unindo forças e protocolamos um pedido ao Ippuc para que realize estudos para estrutura cicloviária em diversas ruas da regional do Bairro Novo”. O vereador salientou a topografia favorável de Curitiba ao uso da bicicleta.

Rio Belém
Goura (PDT) lembrou da audiência pública realizada na semana passada sobre o rio Belém, em que mais de 200 pessoas participaram (leia mais). “O principal encaminhamento foi a partir da ação do Executivo, anunciada pela imprensa no início do ano, em que Prefeitura e Governo do Estado se comprometeram em despoluir o rio Belém em quatro anos, com um grupo de trabalho que vai dar prosseguimento com ações de fiscalização a ligações irregulares de esgoto, campanhas educativas, ações de macrodrenagem e paisagismo”, citou o vereador. (Foto 1)

Tarifa
O vereador Goura também se mostrou preocupado com a não definição, até o momento, do valor da tarifa técnica do transporte coletivo. “A tarifa foi reajustada em fevereiro, mas até agora não houve uma definição da tarifa técnica. A diferença do valor está indo para o Fundo de Urbanização, o que serviria para a compra de nova frota de ônibus”. Para o parlamentar, isso caracterizaria a aquisição de uma frota pública. “Mas já está prevista a renovação da frota nos contratos do transporte coletivo”, disse.

Evento sobre acessibilidade
Pier Petruzziello (PTB) comunicou ao plenário, ao final da sessão, que representa a Câmara de Curitiba no debate “Calçadas e Acessibilidade”, promovido nesta terça-feira (28) pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) como foco nos impactos na nova Lei Brasileira de Inclusão. O encontro termina às 17h de hoje e é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento.  

Novos presidentes
O presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto (PSDB), parabenizou Antonio Sérgio Guetter pela posse como novo presidente da Copel, em substituição a Luiz Fernando Vianna, nomeado para a diretoria-geral de Itaipu. O vereador, que acompanhou a solenidade desta segunda-feira (27), também registrou Gláucio Geara como presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) para o triênio 2017-2019.

Vistorias em edificações I
Na sessão plenária de segunda-feira (27), Tico Kuzma (Pros) informou aos pares que ele e Helio Wirbiski (PPS) receberam, durante os trabalhos, um grupo de pessoas que estudou o projeto de lei que regulamentava a execução de vistorias técnicas periódicas e manutenção preventiva das edificações. Segundo o parlamentar, uma nova redação será apresentada à Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI para posterior protocolo e trâmite na Câmara Municipal.

Vistorias em edificações II
Tico Kuzma já tentou aprovar a lei em dois momentos diferentes no Legislativo, na legislatura 2009-2012, com o projeto 005.00012.2012. E na legislatura 2013-2016, com o texto 005.00021.2013. Este último passou pela análise das comissões permanentes e aguardava votação em plenário desde setembro de 2013. Como não entrou na pauta de votações até o fim de 2016, foi arquivado ao final da última legislatura.