Notas da sessão plenária de 28 de março - 1 ª edição
Cerveja nos estádios I
Para Noemia Rocha (PMDB), o projeto de lei assinado por 11 deputados estaduais para liberar a venda e o consumo e cerveja nos estádios, em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), “não tem mérito nenhum” e é “inadmissível”. “Vai contra nosso posicionamento [da Câmara Municipal, que rejeitou a proposta em 2015]. Os maiores estádios estão em Curitiba”, argumentou a vereadora, que acompanhou a audiência pública realizada ontem (27) no Legislativo estadual. (Foto 1)
Cerveja nos estádios II
Noemia lembrou que a Polícia Militar e o Ministério Público são contrários à medida. “Depois da proibição, a violência diminuiu 51%. Quero fazer uma fala de repúdio por desconsiderarem nosso posicionamento. Daí vem deputados pensando em favorecer clubes em seus rendimentos, em seus lucros, como se precisasse. Os cristãos também não querem a liberação. Quer ver um bom futebol vá para o estádio. Quer beber vá para o boteco, beba em casa”, acrescentou a parlamentar.
Reforma da Previdência I
A Professora Josete (PT) registrou reunião pública promovida ontem (27) por seu gabinete para debater a reforma da Previdência (saiba mais). “Pudemos aprofundar o que vimos falando aqui, que é o desmonte da Previdência. É um momento importante, em que cada um e cada uma precisa conhecer e aprofundar este tema e principalmente entender as consequências desta reforma. Aqui no Parlamento, temos que nos envolver e nos qualificar para esta discussão”, argumentou. (Foto 2)
Reforma da Previdência II
A vereadora destacou que o evento também debateu alterações no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). “Pena que as informações chegam antes à imprensa. Não foram debatidas com esta Casa e os sindicatos, não houve diálogo para que os servidores pudessem intervir na formatação dos projetos. Pacotes prontos acenam a falta de vontade política de se promover alterações.” Josete lembrou da comissão especial que tratou do IPMC, em 1998, e que foi relatada pelo então vereador e hoje deputado estadual Tadeu Veneri (PT). Segundo ela, “foi perdoada uma dívida de R$ 52 milhões, recurso que se tivesse sido repassado teria ajudado na saúde financeira do instituto”.
Lideranças evangélicas
Ezequias Barros (PRP) destacou café da manhã promovido ontem (27) pelo prefeito Rafael Greca com a comunidade evangélica. “Estavam presentes cerca de 100 pastores. Fiz uma rápida passagem. Fomos bem recebidos”, declarou. De acordo com ele, foram abordados assuntos como a Marcha para Jesus, realizada no mês de maio. O vereador, no entanto, ponderou que o ideal seria promover atividades como essa em dias sem sessão plenária. Também estiveram presentes Noemia Rocha (PMDB), Thiago Ferro (PSDB) e Doutor Wolmir Aguiar (PSC). (Foto 3)
Presidência da Copel
Oscalino do Povo (PTN) saudou Antônio Sérgio de Souza Guetter pela posse, ontem (27), na Presidência da Copel. Ele assumiu o lugar deixado pelo engenheiro da Copel Luiz Fernando Vianna, que assumiu a presidência da Itaipu Binacional, por indicação do presidente Michel Temer. “Meus parabéns à família copeliana.” (Foto 4)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba