Notas da sessão plenária de 28 de agosto
Utilidade pública
Foi confirmado, em segundo turno, projeto do vereador Pier Petruzziello (PTB) que declara de utilidade pública a Associação Terapêutica e Paradesportiva Equocavalaria (014.00005.2019).
Estudantes com autismo 1
O anúncio que Curitiba terá o primeiro Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi comemorado hoje em plenário pelo vereador Pier Petruzziello (PTB). “Através de um pedido nosso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai lançar o centro, que vai funcionar dentro da SME, no contraturno, para que os estudantes com TEA possam se aprimorar”, disse o vereador. “Foi por isso que fiz mais de 21 mil votos em Curitiba para deputado estadual, por trabalhar a política de inclusão de forma real”. (Foto)
Autismo e estampido
Também Fabiane Rosa (DC) elogiou a decisão da Prefeitura de Curitiba sobre criar um Centro de Ensino para o TEA, aproveitando para cobrar da CMC a inclusão na pauta do projeto de lei que proíbe na cidade os fogos de artifício com estampido. “O Município tem que dar exemplo também nisso, acabando com os fogos, que fazem as crianças com autismo sofrerem desesperadamente. Eu protocolei no dia 2 de janeiro [de 2017]… e mais de 20 cidades já proibiram. É um bombardeio desnecessário, que pode se transformar numa festa luminosa e bonita”. (Foto)
Estação Templo Maior
Vereador Osias Moraes (Republicanos) anunciou a inauguração da nova estação-tubo do Rebouças, na avenida Getúlio Vargas, na proximidade do Templo Maior da Igreja Universal do Reino de Deus. Ele destacou a requalificação da área, feita com recursos da congregação, como contrapartida ao município pela obra de construção do Templo Maior. “Foram mais de R$ 10 milhões pagos pela Universal”, frisou, em ações que vão atender não só os fiéis, mas os trabalhadores e os estudantes da região. (Foto)
30 de agosto
“No próximo dia 30 de agosto teremos mais uma mobilização dos trabalhadores da Educação, lembrando o uso da força policial [para reprimir manifestação de professores] em 1988. E não podemos deixar de esquecer do 29 de abril [de 2015], quando a cena se repetiu de maneira ofensiva, com a transformação da praça Nossa Senhora de Salete em um campo de batalha”, informou Professora Josete (PT). Ela comparou isso ao programa federal Future-se, “pois a violência nem sempre é física”, que representaria “o desmonte da universidade pública”. (Foto)
Situação de rua
Foi realizada, na Câmara Municipal de Curitiba, a terceira reunião do Grupo de Trabalho sobre Pessoas em Situação de Rua. À frente dos encontros, criados após audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da CMC, Maria Leticia Fagundes (PV) convidou os demais vereadores a participarem das reuniões – que têm agregado entidades da sociedade civil e órgãos públicos. (Foto)
Pros Mulher
Mulheres filiadas ao Pros (Partido Republicano da Ordem Social), neste sábado, realizam encontro do partido político em Curitiba, com palestras sobre a participação feminina na política. Tico Kuzma (Pros), único vereador da legenda, informou o plenário, convidando os parlamentares.
Políticas públicas
Professora Josete encaminhou vários pedidos de informação ao Executivo requerendo um panorama de políticas públicas da prefeitura: habitação de interesse social (062.00405.2019), educação infantil (062.00406.2019), diversidade sexual (062.00407.2019) e igualdade racial (062.00408.2019).
Arrecadação tributária
“Qual a arrecadação total das receitas tributária (ISS, IPTU, ITBI e taxas de conservação) nos anos de 2017, 2018 e 2019 e qual percentual dessa arrecadação foi utilizado para pagamento das folhas de servidores ativos e inativos do executivo municipal respectivamente?”, pergunta Mauro Ignácio (PSB) em pedido de informação (062.00409.2019).
Recusa em vender
Qual a razão de o Executivo se recusar a vender áreas em um bairro de Curitiba aos moradores lindeiros do terreno? Esse é o teor de pedido de informação do Mestre Pop (PSC) à prefeitura (062.00400.2019). Ele quer saber se há algum planejamento do Ippuc para isso e, se não, o motivo da negativa, uma vez que os pretendentes residem na área há 25 anos.
Denominação de logradouro
Começou a tramitar na CMC projeto de lei do vereador Jairo Marcelino (PSD) indicando para denominar logradouro público o falecido professor e radialista Leonidas Dias (009.00025.2019). “Atuou como conselheiro da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), diretor da Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (Acep) e também da Federação Paranaense de Futebol (FPF)”, justifica.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba