Notas da sessão plenária de 28 de abril
Abertura de crédito I
A sessão desta quarta-feira (28) foi a última das três consecutivas para os vereadores apresentarem emendas ao projeto de lei orçamentária que pretende abrir um crédito adicional suplementar, de R$ 4,3 milhões, destinado ao aumento de capital da Urbs (013.00001.2021). Conforme o Executivo, os recursos são provenientes de superavit apurado em 2020.
Abertura de crédito II
A mensagem retorna à pauta da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da CMC, nesta quinta-feira (29), às 9h30. Em reunião extraordinária, o colegiado analisa o parecer final e eventuais emendas à matéria. O projeto de lei pretende compensar a Urbs pela perda de receita devido à remissão das outorgas dos táxis e do transporte escolar, proposta que teve o regime de urgência acatado e entrará na ordem do dia da próxima segunda-feira (3).
Tarifa e estiagem I
Presidente da Comissão de Serviço Público, Ezequias Barros (PMB) disse que o colegiado convidará o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, para reunião por videoconferência. A ideia é debater o reajuste de 5,77% na tarifa de água, a partir de maio. Ele criticou a adoção da medida durante a pandemia, em meio à crise econômica. “A população reclama que está consumindo menos e pagando mais, e agora terá aumento”, completou. O vereador lembrou que a discussão foi levantada por Marcelo Fachinello (PSC), na semana passada.
Tarifa e estiagem II
Para João da 5 Irmãos (PSL), o momento difícil, de crise em função da pandemia, pede “coerência”, e não reajuste na tarifa de água. O vereador reforçou reclamações de moradores do Cajuru sobre mau cheiro próximo à estação de tratamento de esgoto. Segundo ele, a demanda é antiga. Presidente da Comissão de Serviço Público, Maria Leticia (PV) lembrou da audiência pública nesta quinta-feira (30), a partir das 14 horas, sobre a crise hídrica. De acordo com ela, foi confirmada a presença do diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, e de outros representantes da empresa de economia mista.
Audiência pública
Na segunda parte da ordem do dia, o plenário aprovou requerimento da bancada do PT que formaliza pedido de audiência pública com o tema “A Retomada da Democracia e da Participação Social: O enfrentamento a LGBTIfobia” (407.00011.2021). O debate está agendado para o dia 19 de maio, às 16h, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter.
Vacina da Covid-19
Conforme havia adiantado nessa terça-feira (27), durante o debate de indicação ao Executivo sobre os documentos necessários à vacinação de pessoas com comorbidades, Mauro Ignácio (DEM) apresentou novo pedido de informações sobre o tema. Ele questiona, além da documentação exigida e outros pontos, o número de pessoas desse grupo que deve receber a vacina contra a Covid-19 (062.00210.2021). As pessoas com comorbidades entrarão na próxima etapa da campanha, quando for concluída a imunização dos idosos.
Ação Social
Da bancada do PT, a Fundação de Ação Social (FAS) receberá pedido de informações oficiais sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) e o Fundo Municipal da Criança e Adolescente (062.00211.2021). Os vereadores requerem, dentre outros dados, o levantamento das entidades cadastradas no Comtiba desde 2018, com os respectivos repasses, e as movimentações financeiras do fundo, no mesmo período.
Plano da Juventude
De Dalton Borba (PDT), a Prefeitura de Curitiba receberá pedido de informações oficiais sobre o cronograma para a elaboração do Plano Municipal da Juventude (062.00209.2021). Ele aponta a existência de leis que determinam a criação do plano e pergunta sobre a convocação de audiências públicas, seminários, conferências e reuniões de trabalho para subsidiar sua elaboração.
Aplicativos de transporte
Professora Josete (PT) questiona o número de motoristas de aplicativos compartilhados cadastrados na Urbs (062.00212.2021). Ela também pergunta qual foi a arrecadação, a partir do preço público pago mensalmente pelas Administradoras de Tecnologia em Transporte Compartilhado (ATTCs), desde 2019, além da destinação desses valores.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba