Notas da sessão plenária de 27 de março
Guarda Municipal I
A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) leu em plenário carta enviada a ela pela mãe de um aluno da Escola Municipal Leonor Castellano, no Boqueirão. Na mensagem, são narradas cenas de insegurança na região, com relato de assaltos a veículos e a estudantes na saída da aula. “E não temos mais a Guarda Municipal nas escolas, [porque] a guarda está ocupada emitindo multas de trânsito”, reclamou. “Não se pode mais dizer Viva, Curitiba; tem que dizer Que vergonha, Curitiba”. (Foto 1)
Guarda Municipal II
“Parece que o brasileiro só toma consciência quando dói no bolso. A multa é para os infratores, não para quem anda dentro da lei”, rebateu Osias Moraes (PRB). O vereador apoia a nova função da Guarda Municipal, que há um mês tem a autorização para fiscalizar o trânsito da cidade. Nesse período, segundo reportagem do jornal Bem Paraná, citada pelos parlamentares, foram emitidas 1,8 mil multas. “A vereadora Maria Leticia fala com razão da proliferação da violência. Estamos com deficit na guarda, mas e quanto às multas? Quando se começa a fiscalizar é que se começa a ver os atos incorretos da população”, complementou. (Foto 2)
“Cobremos uns dos outros” I
Agradecendo ao líder do Executivo na Câmara Municipal, Pier Petruzziello (PTB), pelo posicionamento da situação (leia mais), o vereador Professor Euler (PSD) anunciou que passará a cobrar de todas as sugestões à prefeitura o mesmo que foi cobrado dele na véspera pelos parlamentares da base. “Ontem foi inaugurada uma nova era, a era em que todas as sugestões terão anexados os impactos financeiros e sociais [do que propõem], para que sejam levadas [ao Executivo] com o máximo de pertinência”, disse Euler. (Foto 3)
“Cobremos uns dos outros” II
“Sugiro que cobremos uns dos outros, pois eu vou ser alguém que vai cobrar de forma contumaz que [as sugestões] venham bem embasadas e com estudos técnicos”, afirmou o vereador Professor Euler. Antes ele tinha lido vários requerimentos enviados pela Câmara à Prefeitura de Curitiba que não atendiam a esse “novo critério”: renovação de palcos, construção de trincheira, implantação de retornos, construção de piscinão e de parque municipal etc.
Voto de aplausos
Rômulo Sarmento, presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional (Agap), recebeu do vereador Ezequias Barros (PRP) um voto de congratulações e aplausos (077.00432.2017). “Inaugurada em 2017, a Agap tem realizado vários cursos, palestras e simpósios, proporcionando alternativas de profissão e de aperfeiçoamento a atletas e ex-atletas”, elogiou o parlamentar. (Foto 4)
Amigo da bike I
A campanha “Detran Amigo da Bike”, lançada ontem pelo Departamento de Trânsito do Paraná, foi elogiada pelo vereador Goura (PDT) em plenário. O parlamentar destacou a distribuição de fitas reflexivas, para a identificação dos ciclistas, e de cartilha sobre direitos e deveres do ciclista no Código de Trânsito Brasileiro, elaborada pela ONG Transporte Ativo, do Rio de Janeiro.
Amigo da bike II
Goura também criticou a Setran (Secretaria Municipal do Trânsito) por não ter realizado, no último mês, campanha de conscientização com os ciclistas que ainda utilizam a canaleta dos biarticulados no trecho que receberá o Ligeirão Norte-Sul. “Pedimos para que haja orientação aos ciclistas, pois o trânsito vai ficar muito perigoso”, solicitou o parlamentar, que na tarde de hoje realiza audiência pública sobre a segurança de ciclistas nas rodovias. (Foto 5)
Manilhamento
O manilhamento da rua José Felipe Meira, no CIC, foi alargado pela Prefeitura de Curitiba. “Quero agradecer ao secretário de Obras e vice-prefeito, Eduardo Pimentel, por ter solucionado o problema daquela via, pois quando chovia, 30 famílias da região sofriam com o alagamento”, disse Tito Zeglin (PDT).
Presidência do PRP
A convenção estadual do PRP foi comentada, em plenário, pelo vereador Ezequias Barros. O parlamentar foi eleito presidente do diretório municipal e a sigla, no Paraná, será dirigida pelo deputado estadual Adelino Ribeiro. Barros já se colocou como pré-candidato à Assembleia Legislativa do Paraná.
Cacique Tindiquera
Bruno Pessuti (PSD) elogiou a iniciativa da Prefeitura de Curitiba de retornar a estátua do Cacique Tindiquera ao Centro Histórico da Vilinha do Atuba, no Bairro Alto, como parte das comemorações dos 325 anos da cidade. “É o lugar no qual, em 1649, os colonizadores fizeram a primeira vila da cidade”, enalteceu o vereador. Cópia da estátua foi encomendada para, agora com o cacique segurando um pinhão, ser colocada na Praça Tiradentes. (Foto 6)
Contra as drogas
Helio Wirbiski (PPS) anunciou o lançamento, nesta terça-feira, de ação no Centro Esportivo Uberaba Caio Júnior com o ex-jogador Ricardinho, chamada “Maestro”. O equipamento irá atender 300 crianças da região Leste. “O objetivo não é revelar jogadores, mas proteger essas crianças das drogas”, disse o vereador. Também informou sobre o lançamento da revitalização do Parque da Imigração Japonesa, “que estava abandonado”, na quinta-feira (29), com a Sanepar à frente do projeto. (Foto 7)
Paleontológico
“Foi um evento memorável”, disse Thiago Ferro (PSDB), sobre o lançamento nesta semana de um parque paleontológico em Curitiba, numa parceria da prefeitura com diversas universidades. “Até então só tínhamos no Brasil dois parques como este, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo”, comentou o parlamentar. Trata-se de uma área de 16 hectares às margens da BR-277 que foi tombada pelo Executivo para a criação de um sítio geológico e paleontológico. (Foto 8)
Pesar
Professor Silberto (PMDB) lamentou o falecimento de Juliana Caroline Ricci, filha do secretário-geral do PMDB no Paraná, Sérgio Ricci. Segundo o vereador, Juliana, que tinha 29 ano, faleceu nesta segunda-feira (26) após lutar dois anos contra um câncer. O plenário realizou um minuto de silêncio em homenagem póstuma e Tito Zeglin (PDT) pediu que também fosse considerado o nome de Juan Sanchez Ortin, religioso da organização espiritual Sukyo Mahikari, que morreu no domingo. (Foto 9)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba