Notas da sessão plenária de 27 de junho - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 27/06/2016 15h45, última modificação 07/10/2021 10h37

Indicações para estatais I
Serginho do Posto (PSDB) alertou à necessidade de uma “profunda reforma administrativa no Brasil, em todos os níveis das administrações”. O parlamentar disse “ver com bons olhos” o projeto aprovado no Senado, na semana passada, que estabelece regras para a nomeação de dirigentes e integrantes do conselho de administração de empresas estatais. (Foto 1)

Indicações para estatais II
“É preciso colocar limites e pessoas capacitadas para a direção de empresas como a Petrobras e a Itaipu. […] E não por cotas partidárias”, completou Serginho. Pedro Paulo (PDT) declarou que considera o debate “válido”, mas questionou se as indicações do governo Beto Richa são técnicas e argumentou que a articulação do presidente em exercício “contra a presidente Dilma foi política [e não técnica]”. “Os governos e os legislativos precisarão sempre de pessoas de confiança. Eu pessoalmente acho que deve haver uma coerência entre competência e confiança”, acrescentou. (Foto 2)

Vila Verde
Toninho da Farmácia (PDT) destacou a assinatura do decreto para a regularização da Vila Verde, na CIC, no último sábado (26). “Muito obrigado ao senhor prefeito Gustavo Fruet e às secretarias que se empenharam para que isso fosse possível. Por trazer dignidade a esses cidadãos e cidadãs que moram no local e poderão obter as escrituras de propriedade dos lotes”, afirmou. O vereador lembrou de outras vilas de Curitiba que ainda precisam ser regularizadas. (Foto 3)

PEC 241/2016
A Professora Josete (PT) discursou contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. A proposição é de iniciativa do Poder Executivo e pretende alterar a legislação no sentido de instituir um novo Regime Fiscal por 20 anos. (Foto 4)


Pedido de Informações I
Proposto pelos vereadores Tico Kuzma (PROS) e Tito Zeglin (PDT), um requerimento de Pedido de Informação à prefeitura (062.00223.2016) solicita dados sobre os custos para a implantação de um binário que cruze a avenida Wiston Churchill, próximo às ruas Santa Regina e José Zleski, no bairro do Capão Raso. Os vereadores querem saber qual o valor aproximado para a contratação do serviço e se é possível que o projeto seja elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) e a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Pedido de Informações II
O vereador Mauro Ignácio (PSB) também fez questionamentos à prefeitura (062.00224.2016). Ele quer saber se há estudos e providências tomadas para reduzir o grande número de acidentes ocorridos no cruzamento da rua Saturnino Miranda com Via Vêneto e se há previsão de implantação de nova sinalização ou de uma rotatória no local, situado no bairro Santa Felicidade.

Projetos
Durante o Pequeno Expediente da sessão desta segunda-feira (27), foi apresentado em plenário o projeto de lei (014.00025.2016), de iniciativa do vereador Toninho da Farmácia (PDT), que declara de Utilidade Pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do colégio estadual Profª Hildegard Sondahl – APMF. Já o vereador Toninho da Farmácia (PDT) retirou o projeto  de lei (072.00056.2016) de sua autoria, que denomina João Botelho um dos logradouros públicos da capital.

Licença
Dirceu Moreira (PSL) encaminhou à Casa um requerimento de licença médica (057.00002.2016), por 30 dias, para tratamento de saúde a partir de 13 de junho de 2016, conforme atestado médico.