Notas da sessão plenária de 27 de junho - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 27/06/2016 14h50, última modificação 07/10/2021 10h37

Pela vida I
O vereador Tito Zeglin (PDT) destacou em plenário as atividades da Semana PREVIDA, que em Curitiba começaram no domingo (26) e continuam até sexta-feira (1º). Neste ano, o evento internacional, criado pela ONU em 1987, e organizado localmente pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, trabalha o tema: “Álcool e outras drogas: quem precisa?”. “Não é de hoje que as drogas deixaram de ser um problema familiar para se transformarem em um dos maiores desafios da saúde pública”, comentou Zeglin. (Foto 1)

Pela vida II
Ao elogiar o informe feito por Tito Zeglin, Chicarelli (PSDC) criticou uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que, na opinião dele, “abriu brecha para que a prisão de diversos traficantes seja revista”. Ele se referiu ao julgamento que determinou que suspeitos sem antecedentes criminais poderão pagar fiança em caso de prisão por tráfico de drogas. “Por 8 a 3, os ministros  concederam habeas corpus a traficantes flagrados com 700 quilos de maconha”, protestou.

Reunião no PMDB
A vereadora Noemia Rocha informou que o PMDB de Curitiba tem reunião nesta segunda-feira para discutir a conjuntura municipal. “Vamos comunicar a pré-candidatura [à Prefeitura de Curitiba] do deputado Requião Filho hoje”, disse em plenário.

Execução de emendas
Chico do Uberaba (PMN) acusou o prefeito Gustavo Fruet de “prender” suas emendas orçamentárias. Para o parlamentar, o chefe do Executivo “agora, às vésperas da eleição, começa a atender alguns vereadores, que votam com ele em tudo”. Ele também afirmou que o líder do governo na Casa, Paulo Salamuni (PV), está levando-o em um “171 danado”. (Foto 2)

Central de leitos
No horário da liderança da Oposição, Jorge Bernardi (Rede) disse ser solidário aos médicos do Samu e da Central de Leitos. Na semana passada, uma vez que é membro da Comissão de Saúde, o vereador visitou a instalação desses serviços públicos. “A forma como [esses profissionais] são tratados é vergonhosa”, afirmou. “São colchões no chão, meia dúzia de beliches, goteiras para todos os lados”, disse o parlamentar, alertando que o colegiado fará um relatório sobre o assunto.

Conjuntura nacional I
“A Professora Josete [PT] até deu título de cidadão benemérito a Guilherme Gonçalves”, disse hoje, na tribuna, o vereador Professor Galdino (PSDB). Ele repetiu as informações na imprensa, de que Gonçalves, que é advogado, estaria ligado ao esquema de pagamento de propina para a concessão de empréstimos consignados a servidores federais. O caso levou à detenção provisória de Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento, e marido da senadora Gleisi Hoffmann.

Conjuntura nacional II
Citado por Galdino na manifestação que o vereador fez da conjuntura nacional, Aldemir Manfron disse que trabalhou, “há uns 10, 12 anos”, com o deputado federal Nelson Meurer. “Eu ando de cabeça erguida e não me arrependo [de ter trabalhado com o Meurer]. Quero defender o deputado federal do meu partido, pois a investigação ainda está acontecendo”, disse. “A verdade é que vai sobrar pouco político em Brasília”, comentou.

Vigília pela Paz
Serginho do Posto (PSDB) reforçou convite da Arquidiocese de Curitiba aos vereadores para que participem da “Vigília pela Paz – diversas religiões, diversos partidos, diversos povos”. O evento será nesta segunda (27), às 19h30, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz (leia mais). “Será um momento de oração e união contra a intolerância em todas as áreas”, explicou.