Notas da sessão plenária de 26 de março - 1ª edição
Ideologia de gênero
O gibi “Viva a Diferença”, elaborado pela psicóloga Marisa Lobo em parceria com a Convenção Batista Brasileira, foi elogiado na tribuna pelo vereador Osias Moraes (PRB). Com 16 páginas, a peça trata dos diferentes papeis de homens e mulheres na sociedade segundo os princípios bíblicos. “É um trabalho para que percebamos o equívoco da ideologia de gênero”, justificou, recomendando a distribuição do gibi em escolas e igrejas. “Marisa é uma grande defensora da família, luta com unhas e dentes”, disse. (Foto 1)
“Nada a perder”
Osias Moraes (PRB) convidou os vereadores a irem aos cinemas prestigiar o lançamento da cinebiografia do pastor Edir Macedo, chamada Nada a Perder. “Distribuímos cortesias aos gabinetes”, disse o vereador, para quem o filme “traz uma história de superação”. “[Macedo] é um dos maiores líderes do cristianismo do mundo. Ele venceu tudo e a todos”, concluiu.
Tráfico de pessoas
“O Ministério da Justiça, do governo federal, estuda colocar um posto avançado de atendimento humanizado aos migrantes em Curitiba, pela posição da cidade no Cone Sul”, antecipou o vereador Thiago Ferro (PSDB). Ele recebeu a informação de Renata Braz, coordenadora do enfrentamento ao tráfico de pessoas, e de Geraldo Nugoli Costa, responsável pelo Departamento de Políticas de Justiça, em visita que fez a Brasília para tratar da aprovação do Julho Azul, na Câmara de Curitiba. Na viagem, obteve apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família e do Conselho de Pastores do Brasil. (Foto 2)
Pesar
Tito Zeglin (PDT) lamentou o falecimento, no domingo (25), de Juan Sanchez Ortin, religioso da organização espiritual Sukyo Mahikari, sediada no Japão. A entidade possui sede em 75 países, com cerca de um milhão de membros ativos. No Japão, existem cerca de mil sedes, além de 129 na América Latina e 59 no Brasil. O dia 27 de fevereiro está no calendário oficial de eventos de Curitiba como o Dia do Sukyo Mahikari.
Gestão
O líder do prefeito Rafael Greca na Câmara Municipal, vereador Pier Petruzziello (PTB), elogiou a reabertura, no final de semana, do Parque dos Tropeiros, espaço que segundo ele estava “há três anos abandonado e que sofria com as invasões”. Pier registrou ainda a festa de comemoração ao aniversário de Curitiba na regional Bairro Novo, que reuniu seis mil pessoas.
CAP
Paulo Rink (PR) comemorou os 94 anos de fundação do Clube Atlético Paranaense (CAP), time pelo qual atuou como jogador de futebol nos anos 90, tendo sido campeão brasileiro da série B em 1995. Ele acrescentou que na noite desta segunda-feira (26) será realizado jantar comemorativo, por adesão, no restaurante Madalosso e que o dinheiro arrecadado será repassado ao ex-atleta Ziquita, que atualmente mora em Minas Gerais e jogou no Atlético na década de 70. (Foto 3)
Mutirão
Oscalino do Povo (Pode) exaltou a realização do Mutirão da Cidadania na Regional Fazendinha/Portão, realizado entre os dias 22 e 24 de março na Rua da Cidadania do Portão: “extrapolou as expectativas”. A ação, que está em sua oitava edição, integra as comemorações do aniversário de 325 anos de Curitiba e é realizada numa parceria da prefeitura com o governo estadual.
Presenças
O presidente Serginho do Posto (PSDB) registrou a presença em plenário de José Roberto Sandoval, ex-vereador por quatro mandatos em Curitiba. Outra visita registrada foi de Daniela Setim e Tatiana Saidopck, da Escola da Cidadania da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba