Notas da sessão plenária de 25 de setembro - 2ª edição
Primeiros socorros
O vereador Cristiano Santos (PV) sugeriu ao Executivo a inclusão de capacitação em primeiros socorros como atividade pedagógica complementar na rede escolar municipal (201.00356.2017). De acordo com a justificativa da matéria, o objetivo é proporcionar aos alunos conhecimentos sobre “a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências que exijam intervenções rápidas, permitindo-lhes identificar os procedimentos mais adequados para cada caso”. Além disso, objetiva também que os professores e funcionários da rede municipal possam exercer os primeiros socorros sempre que se faça necessário nas escolas.
Audiências públicas
Professora Josete (PT) e Profesor Silberto (PMDB) destacaram as audiências públicas realizadas por seus mandatos, na semana passada. Na quarta-feira (20), o evento promovido pela vereadora debateu a dificuldade que educadores têm enfrentado para poder falar de questões sobre diversidade, gênero e educação sexual nas escolas (leia mais). Na quinta-feira (21), a discussão foi sobre a inclusão nas instituições de ensino, e o parlamentar lamentou a ausência de representantes da Secretaria Municipal de Educação (saiba mais). (Fotos 1 e 2)
Em tramitação I
Projeto de lei de iniciativa da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) pretende conceder a Cidadania Honorária de Curitiba à médica gaúcha Mara Rejane Rodrigues Correa Segalla, chefe da Divisão Técnica da Capital do Instituto Médico Legal (IML). A proposição começou a tramitar oficialmente na sessão de hoje, com a leitura no pequeno expediente (006.00014.2017).
Em tramitação II
Também começaram a tramitar oficialmente, com a leitura no pequeno expediente, duas propostas de declarações de utilidades públicas municipais. Geovane Fernandes (PTB) indica o Clube de Regatas Curitiba (CRC), cuja sede está localizada no Parque Náutico Iguaçu, no Boqueirão (014.00059.2017). Tico Kuzma (Pros), a Associação Curitiba de Vôlei de Praia (ACVP), criada por um grupo de amigos que, após vários anos jogando no Parque Barigui, desenvolveram a entidade com o objetivo de melhorar as condições para a prática do esporte (014.00060.2017).
Pesar
O plenário observou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de Paulo Almeida e Davi Rogério. A vereadora Fabiane Rosa (PSDC) registrou o óbito de Rogério, que segundo ela era funcionário da Siemens. Jairo Marcelino (PSD) lembrou de Almeida, que foi superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde na Secretaria Estadual de Saúde. “Era servidor de carreira do Estado há 35 anos e tinha muitos amigos nesta Casa”, observou o parlamentar. (Foto 3)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba