Notas da sessão plenária de 25 de setembro - 1ª edição
Prazo para emendas I
Começou hoje o prazo regimental de três sessões consecutivas para a apresentação de emendas ao projeto de lei do Poder Executivo que remaneja R$ 20,8 milhões do orçamento da Prefeitura de Curitiba (013.00003.2017). Para serem votadas em plenário, junto à proposição, eventuais proposições protocoladas pelos vereadores terão que ser acatadas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização.
Prazo para emendas II
Por ser um projeto de lei orçamentária, o trâmite é diferenciado. A análise é feita só pelo colegiado de Economia, que analisa a admissibilidade da matéria, libera para emendas e depois vota o parecer terminativo, antes da deliberação em plenário. Segundo o Executivo, na justificativa, a proposição pretende "atender as despesas com subvenções sociais, de exercícios anteriores, e dívida da gestão anterior”. Do valor, R$ 20 milhões devem ser destinados ao pagamento de débitos com fornecedores (leia mais).
Agradecimentos I
Toninho da Farmácia (PDT) agradeceu o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, por "não se omitir" no atendimento a uma família da Vila Verde, CIC, que teria procurado auxílio do vereador durante o fim de semana. “Nós que vivemos nos bairros da cidade de Curitiba temos os finais de semana um pouco conturbados, porque o que atinge o povo atinge também nossas famílias. Quando alguma pessoa está doente, em situação de risco, a pessoa mais próxima que ele encontra é o vereador. E isso acontece comigo porque eu moro no meio da Vila Verde”, justificou. (Foto 1)
Agradecimentos II
O parlamentar ainda agradeceu o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando de Souza Jamur, por ter "procurado resolver a situação da nossa cidade". "Aproveitando a fala, a saraivada de agradecimentos, quero agradecer o prefeito pela revitalização da [rua] Mateus Leme", registrou Jairo Marcelino (PSD).
Dia da Árvore
Bruno Pessuti (PSD) destacou atividades realizadas na cidade na última quinta-feira (21), no Dia da Árvore. “Curitiba, como todos sabem, é uma das cidades mais verdes do país, e estará mais verde com o plantio de 324 mudas de araucária na Linha Verde, no centro do calçadão”, afirmou. O vereador também citou o plantio de diferentes espécies de araucária no Jardim Botânico e que ele, o presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), Mauro Ignácio (PSB) e Sabino Picolo (DEM) são padrinhos das quatro novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Município (RPPNMs). Ele disse que as reservas têm 90 m² e são “fábricas de ar livre e água pura, preservadas por pessoas abnegadas que abrem mão de vender aquele patrimônio”. “Obviamente que existem alguns benefícios fiscais, que são poucos perto dos benefícios coletivos”, completou. (Foto 2)
Dia Sem Carro
Goura (PDT) falou sobre atividades promovidas em Curitiba na última sexta-feira (22), o Dia Mundial Sem Carro. Ele citou, por exemplo, a Marcha das 2.017 Bicicletas, na sexta; e a 2º Pedalada pela Despoluição do Rio Belém, no domingo (24), que foi do Centro Cívico ao Parque Náutico. O vereador ainda agradeceu o apoio das secretarias municipais de Trânsito e de Esporte, Lazer e Juventude ao 1º Bike Escola, que segundo Goura ocorreu sábado (23) e domingo, na rua Conselheiro Laurindo, e reuniu mais de 200 crianças. “Esperamos que a ação se torne frequente”, acrescentou. (Foto 3)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba