Notas da sessão plenária de 25 de outubro
Faixas 3D I
Os vereadores aprovaram uma indicação de ato administrativo ou de gestão à Prefeitura de Curitiba, proposta por Bruno Pessuti (PSD), para a pintura de uma faixa de pedestres com efeito 3D, em caráter experimental (203.00024.2017). O autor justificou que a medida já foi adotada em países como China, Geórgia, Islândia e Índia, com o objetivo de reduzir acidentes.
Faixas 3D II
“É muito mais barato que implantar uma travessia elevada. Poderia ser feita uma parceria [para a pintura] com alguma entidade de segurança no trânsito”, avaliou Pessuti. “Lembrando a todos que Plano Diretor de Curitiba prevê morte zero no trânsito.” Goura (PDT) defendeu a iniciativa e alertou à importância ao respeito aos pedestres no trânsito. (Foto 1)
Polícia Municipal I
Os vereadores aprovaram Sugestão à Prefeitura de Curitiba, elaborada pelo vereador Mauro Ignácio (PSB), que pede a mudança do nome da Guarda Municipal (201.00364.2017). O parlamentar pede que a nomenclatura passe a ser “Polícia Municipal de Curitiba”, “pois isso trará à população o conhecimento da real função da guarda, sem alterar as funções da corporação, nem o plano de carreira ou remuneração”.
Polícia Municipal II
Pela sugestão, os guardas municipais, se acatada pela Prefeitura de Curitiba e promovidas as mudanças legais necessárias, poderiam se identificar à população como guardas municipais. Isso incluiria a plotagem do termo “polícia” na identificação visual de seus veículos e das unidades da corporação, assim como nos documentos de identificação funcional dos profissionais. Para Mauro Ignácio, a Guarda Municipal já realiza policiamento ostensivo, o que justificaria a alteração.
Outubro Rosa
O vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC) agradeceu a Prefeitura de Curitiba pela sanção do projeto que inclui o Outubro Rosa no calendário oficial da cidade. Ele elogiou o esforço do Executivo nas unidades de saúde, reforçando a campanha de prevenção, e para o zeramento da fila da mamografia. Também destacou, dentro da pauta de defesa da mulher, o acordo entre a Positivo Informática e a Polícia Civil para por em prática um aplicativo contra o assédio sexual em ônibus, desenvolvido por duas alunas do Colégio Positivo. (Foto 2)
Afastamento da presidência
A Professora Josete (PT) chamou de “vergonhoso” o processo pelo qual passa o país, referindo-se à votação na Câmara dos Deputados do segundo pedido de afastamento do presidente Michel Temer. Reclamou da “forma tranquila” com que isso transcorre, “sem que haja cobrança por muita parte da população”. “Quantas provas [contra o Temer] já tiveram? Gravações com empresários da JBS, malas de dinheiro no apartamento do Geddel! Espero que o resultado seja diferente”, disse (Foto 3).
Copelianos
O vereador Oscalino do Povo (Pode) fez uma homenagem aos funcionários e aos ex-funcionários da Companhia Paranaense de Energia (Copel). “Trabalhei 30 anos na Copel, que é uma empresa importante, que tem trazido um resultado muito colaborador com este Paraná. Está interligada ao Brasil inteiro [pelas linhas de transmissão]”. “Vejo meus colegas copelianos aposentados e da ativa como guerreiros. São pessoas que não medem esforços”, elogiou. (Foto 4)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba