Notas da sessão plenária de 25 de novembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 25/11/2015 15h55, última modificação 05/10/2021 07h26
Hidrografia I - Bruno Pessuti (PSC) parabenizou o prefeito Gustavo Fruet pelo lançamento do programa que mapeia e identifica os rios que compõem as bacias hidrográficas do município. “Toda a ideia estava contida em um projeto de 2013 de minha autoria, que não prosperou (005.00118.2015), o que causou uma certa estranheza, na medida em que o atual programa implantado pela prefeitura reproduz os efeitos que tentávamos com aquela iniciativa”. (Foto 1)
 
Hidrografia II
Ele também mencionou outro programa lançado pela prefeitura que pretende a sinalização informativa dos rios, isto é, a identificação no local do curso dágua pelo nome, pela bacia a qual pertence e pela qualidade da água. Essa era outra proposta que também havia sido feita por Pessuti, como lembrou o próprio vereador (005.00225.2015). “Parabéns ao prefeito e ao secretário Renato Lima, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, disse Pessuti.
 
Doação
O vereador Bruno Pessuti destacou que hoje se comemora o Dia do Doador de Sangue. “Dia 23 protocolei um projeto que isenta o doador de sangue do pagamento de EstaR pelo período de uma hora, desde que seja feita a identificação através da carteirinha de doador, nas proximidades dos pontos de coleta”. O objetivo, de acordo com Pesuti, é incentivar a doação. O mesmo registro foi feito pelo vereador Professor Galdino (PSDB).  
 
Almoço  
A presidente do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Curitiba, Márcia Cordoni Savi, esteve no plenário para convidar os 38 vereadores da Câmara Municipal para um almoço com o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. O tema do encontro será a Campanha da Fraternidade de 2015 – “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. A agenda será no dia 2 de dezembro, às 12h, no Cenáculo Arquidiocesano (rua Mateus Leme, 35, bairro São Francisco). (Foto 2)  
 
Obras da BR 277
Serginho do Posto (PSDB) comunicou aos vereadores que acompanhará, na tarde de hoje (25), audiência no Ministério Público do Paraná (MP-PR) sobre a conclusão da reforma da marginal da BR-277, paralisada desde novembro de 2013. Segundo o parlamentar, o órgão quer uma definição da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná sobre quem retomará a obra.  
 
Lava-Jato  
A prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS) pela Polícia Federal foi comentada em plenário por Chico do Uberaba (PMN). A detenção do líder do governo federal no Senado foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), sob a justificativa de que o parlamentar tem atrapalhado as investigações da Operação Lava-Jato.  
 
Minuto de silêncio  
A pedido do líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV), o plenário observou um minuto de silêncio pela morte de Vicente de Oliveira Guimarães. O ex-vereador faleceu ontem (24), aos 82 anos. O sepultamento será nesta quarta-feira (25), às 17h, no Cemitério Parque Iguaçu. (Foto 3)